Morre Chicão Strozake, líder do MST e um dos fundadores do Assentamento Santa Maria e da Copavi

Chicão da Copavi

Francisco Strozake participou das principais lutas pela conquista de terra para quem quer trabalhar Foto: Redes Sociais da Copavi

Morreu na noite desta sexta-feira, 8, o agricultor Francisco Strozake, o Chicão da Copavi, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que participou da ocupação da Fazenda Santa Maria, em Paranacity, no início da década de 1990, e da fundação da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), quando a fazenda foi desapropriada pelo Incra e foi transformada no Assentamento Santa Maria.

Chicão da Copavi, como era conhecido, tinha 81 anos e era uma referência no movimento e na luta pela a conquista do chão. Com a mulher e filhos, ele se juntou a outros que também queriam terra para trabalhar ainda na década de 1970 e em 1986 fez parte do grupo que invadiu o Palácio Iguaçu para forçar uma atitude do governo do Paraná.

Minha Página AMP

Mas Chicão ficou marcado pela ocupação da Fazenda Santa Maria, no início dos anos 90, quando enfrentou cerco da polícia e pistoleiros.

Sob a liderança de Chicão e de outros companheiros, o Assentamento Santa Maria e a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória se tornaram exemplo de sociedade justa e igualitária, fomenta a reforma agrária e a agroecologia. Os produtos orgânicos e agroecológicos que saem dos 106 alqueires explorados coletivamente encontram mercado fácil e parte da produção é exportada para países como França, Itália e Espanha.

Sair da versão mobile