Morre Chicão Strozake, líder do MST e um dos fundadores do Assentamento Santa Maria e da Copavi

Chicão da Copavi

Francisco Strozake participou das principais lutas pela conquista de terra para quem quer trabalhar Foto: Redes Sociais da Copavi

Morreu na noite desta sexta-feira, 8, o agricultor Francisco Strozake, o Chicão da Copavi, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que participou da ocupação da Fazenda Santa Maria, em Paranacity, no início da década de 1990, e da fundação da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), quando a fazenda foi desapropriada pelo Incra e foi transformada no Assentamento Santa Maria.

Chicão da Copavi, como era conhecido, tinha 81 anos e era uma referência no movimento e na luta pela a conquista do chão. Com a mulher e filhos, ele se juntou a outros que também queriam terra para trabalhar ainda na década de 1970 e em 1986 fez parte do grupo que invadiu o Palácio Iguaçu para forçar uma atitude do governo do Paraná.

Mas Chicão ficou marcado pela ocupação da Fazenda Santa Maria, no início dos anos 90, quando enfrentou cerco da polícia e pistoleiros.

Sob a liderança de Chicão e de outros companheiros, o Assentamento Santa Maria e a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória se tornaram exemplo de sociedade justa e igualitária, fomenta a reforma agrária e a agroecologia. Os produtos orgânicos e agroecológicos que saem dos 106 alqueires explorados coletivamente encontram mercado fácil e parte da produção é exportada para países como França, Itália e Espanha.

Sair da versão mobile