Morre Darcy Dias de Souza, fundadora da Assindi, entidade maringaense de apoio aos índios

Darcy Dias de Souza e Irivaldo

Dona Darcy com o marido, o advogado Irivaldo Joaquim de Souza

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Morreu na madrugada desta sexta-feira, 6, aos 79 anos, Darcy Dias de Souza, fundadora e presidente da Associação Indigenista de Maringá (Assindi) e do Movimento Vez e Voz da Mulher. O velório acontece no salão nobre da capela Prever do Cemitério Parque até as 17 horas, quando o corpo será levado para o Crematório Angelus.

Esposa do advogado Irivaldo Joaquim de Souza e ligada à igreja católica, desde o ano 2000 Darcy esteve ligada à causa indígena e foi quem encabeçou a luta para que os índios da etnia Kaingang tivessem um ambiente para morar enquanto estudavam na Universidade Estadual de Maringá (UEM), ou permaneciam na cidade para tratamento médico, nascendo daí a Assindi, uma instituição pioneira e que acabou sendo útil para as famílias indígenas que vêm a Maringá para comercializar artesanato.

Dona Darcy recebe o Prêmio Dorcelina Folador das mãos do então prefeito Silvio Barros Foto: PMM

Seu trabalho já recebeu muitos prêmios e destaque em todo o Brasil. A Assindi venceu o Prêmio Criança da Fundação Abrinq em 2014 ao criar o Centro Social Infantil Indígena Mitangue Nhiri e a fundadora ganhou o Prêmio Dorcelina Folador, outorgado pela prefeitura de Maringá a mulheres e instituições com trabalhos relevantes na socidade.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile