Morre em Roma Domenico De Masi, sociólogo, autor de “Ócio Criativo” e amigo próximo do presidente Lula

Domenico de Masi

Domenico de Masi

O sociólogo italiano Domenico De Masi, que formulou o conceito de “ócio criativo”, morreu em Roma aos 85 anos. Ele foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação. A morte foi confirmada neste sábado, 9.

 

A causa da morte não foi revelada, porém sabe que no dia 15 de agosto ele descobriu que tinha uma doença invasiva, enquanto estava de férias em Ravello.

 

Muito popular no Brasil, onde seu livro “Ócio Criativo” é um clássico, ele sempre participou de debates e entrevistas e chegou a se envolver politicamente ao criticar em público o trabalho que o então juiz Sérgio Moro e os promotores da Operação Lava Jato faziam para tirar Luiz Inácio Lula da Silva da disputa pela Presidência da República. Ele visitou Lula na prisão, em Curitiba, e foi recebido pelo presidente em junho deste ano.

Domenico de Masi diante da Polícia Federal, em Curitiba, apoiando Lula, que estava preso pela Lava Jato Foto: Instituto Lula

 

Os dois conversaram sobre a conjuntura política atual no Brasil e na Itália e abordaram a necessidade de se estabelecer a paz tanto na Europa quanto no resto do mundo. Lula já havia visitado Masi em 2020.

 

Masi foi responsável pela formulação do conceito de “ócio criativo”, que defende que o tempo livre, ao contrário do senso comum, não é algo necessariamente negativo, mas pode estimular a criatividade pessoal.

 

O sociólogo nasceu em Rotello, em 1938. Ele é autor do “Ócio Criativo”, “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.

Sair da versão mobile