Morre Hermínio Vinholi, fundador do JEC e duas vezes prefeito de Jandaia do Sul

Morre Hermínio Vinholi, ex-prefeito de Jandaia do Sul

Foto de junho último, tirada durante a festa dos 98 anos de Hermínio Vinholi Foto: Arquivo da família

Morreu na tarde deste sábado, 21, o ex-prefeito de Jandaia do Sul Hermínio Vinholi, de 98 anos. Ele foi duas vezes prefeito, foi presidente do histórico Jandaia Esporte Clube e seu nome denomina o Estádio Municipal da cidade.

Nascido em Jacarezinho, Hermínio chegou em Jandaia do Sul quando tinha 15 anos. Na época, Jandaia fazia parte do municípío de Apucarana e somente nove anos depois aconteceu a emancipação.

Os pais de Hermínio tinham comprado uma área de terra e mudaram-se para o local com os 10 filhos, derrubaram a mata e plantaram café.

Em 1948, o jovem casou-se com a jovem Delfina, também de família de agricultores. O casal teve oito filhos.

Só em 1962 Hermínio, Delfina e os primeiros filhos deixaram o sítio de café para ir morar na área urbana, onde continuaram mexendo com café, só que agora com uma pequena máquina de beneficiamento e comercialização.

Amante do futebol, logo depois de mudar para a cidade se juntou com amigos e juntos fundaram o Jandaia Esporte Clube (JEC) e em 1966 tornou-se presidente do clube.

Sob sua administração, o JEC foi campeão estadual da Segunda Divisão e subiu para a Primeirona.

Ele tinha acompanhado todas as eleições ocorridas no município e logo se interessou pela política, se interessou tanto que em 1968 foi candidato a prefeito, venceu e em 1976 voltou a ser eleito.

Hermínio Vinholi foi um dos prefeitos fundadores da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e foi seu presidente.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), que também é de Jandaia do Sul, “seu” Hermínio foi o melhor prefeito de sua cidade natal.

 

Veja também

Sair da versão mobile