Morreu na noite deste sábado, 29, o ator norte-americano Richard Chamberlain, que completaria 91 nesta segunda, 31, um dos astros mais populares do cinema nas décadas 1960, 70 e 80, muito conhecido no Brasil por estrelar a minissérie Pássaros Feridos (1983), um fenômeno de audiência que fez o SBT humilhar a Globo em agosto de 1985.
O veterano morava no Havaí e não resistiu a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Sua morte foi confirmada pelo autor e produtor Martin Rabbett, seu companheiro há mais de quatro décadas.
Nascido em 1934, em Beverly Hills, nos Estados Unidos, ele era filho de um vendedor de móveis e antes de atuar, Chamberlain se formou em História, mas após terminar a graduação decidiu seguir a carreira de ator.
Na série “Dr Kildare”, que foi ao ar entre os anos 1961 e 1966, ele interpretou o médico residente Dr.James Kildare e levou para casa três Globos de Ouro como melhor ator de televisão. Na época, Chamberlain também foi indicado ao Emmmy.
Aos 68 anos, o ator tornou pública a sua orientação sexual e se declarou homossexual na biografia “Shattered Love”, de 2003. “Não sou mais um galã romântico, por isso não preciso manter mais aquela imagem pública. Posso falar sobre isso porque não tenho mais medo”, comentou. Na época, ele também aconselhou que atores mais novos evitassem revelar a homossexualidade para evitarem represálias do mercado hollywoodiano.
Rei das minisséries
Antes de Pássaros Feridos, Chamberlain já havia estrelado outra minissérie de sucesso nos Estados Unidos, Xógum (1980), adaptação do livro de James Clavell (1921-1994) –que, recentemente, rendeu outra obra muito premiada. Os dois trabalhos lhe renderam duas de suas quatro indicações ao Emmy.

“Nosso amado Richard está com os anjos agagora. Como fomos abençoados de poder conhecer uma alma tão incrível e amável. O amor nunca morre. E o nosso amor agora está sob suas asas, o erguendo para sua próxima aventura”, disse.
No cinema, Chamberlain apareceu em clássicos como Os Três Mosqueteiros (1973), Inferno na Torre (1974), A Última Onda (1977) e As Minas do Rei Salomão (1985). Neste século, ele fez a comédia Eu os Declaro Marido… e Larry (2007), com Adam Sandler e, em 2017, participou de um episódio do controverso revival de Twin Peaks. Seu último trabalho foi o filme Finding Julia (2019).
Veja também