Autoridades de toda a região tem se dirigido a Jandaia do Sul nesta terça-feira, 3, o que deve continuar também na quarta-feira, devido ao velório do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado federal José Rodrigues Borba, que foi um dos políticos mais influentes da região.
O governador Ratinho Júnior (PSD), que também é de Jandaia do Sul, é esperado no velório, já que passa o dia de hoje no noroeste paranaense inaugurando e anunciando obras do governo do Estado.
Borba, que nos últimos anos morou em Maringá, estava em tratamento em casa e morreu nesta terça-feira aos 76 anos. O velório acontece no Auditório Municipal de Jandaia do Sul e o sepultamento está marcado para as 14 horas.
José Borba, que nasceu em Mandaguari, é de família de pioneiros em Jandaia do Sul, era contador de formação, também atuou como empresário e pecuarista.
Na política começou ainda na década de 1970, quando foi eleito vereador em duas eleições. Depois foi duas vezes prefeito e deputado federal em três mandatos.
A carreira no Congresso Nacional acabou em 2005, quando renunciou para evitar a cassação do mandato depois de ser denunciado por envolvimento no chamado Mensalão.
Em 2009 Borba voltou a ser eleito prefeito.
Em 2012 foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva, cumprindo pena em regime aberto. Devido à condenação, não pode concorrer à reeleição de prefeito.
Veja também
