Morreu na madrugada desta quarta-feira, 13, no Hospital Santa Casa de Maringá, o ex-prefeito e ex-vereador de Engenheiro Beltrão Joaquim Viana Pereira Filho, de 94.
Casado com dona Olímpia, Viana teve seis filhos, vários netos e bisnetos.
O velório acontece na Câmara Municipal e o sepultamento está marcado para as 18 horas no Cemitério Municipal.
Viana foi prefeito em uma época em que Engenheiro Beltrão estava praticamente no início de sua história, quando tudo ainda estava para ser feito. Ele deixou obras importantes, entre elas a construção do Paço Municipal, que até agora é sede da prefeitura.
Pioneiro, Joaquim Viana era advogado e titular do 2º Tabelionato de Protesto. Ele pertencia a uma das seis primeiras famílias que chegaram à região hoje polarizada por Campo Mourão.
Nascido no dia 19 de julho de 1930, ele era possivelmente o morador mais antigo nascido na região. Seu avô, Luís Pereira da Cruz e alguns tios, como Miguel Luiz Pereira, Inácio e Ananias, desembarcaram onde hoje é Campo Mourão em 1904, quase 50 anos antes da criação dos municípios da região.
Antes de ser prefeito, Viana foi vereador em Engenheiro Beltrão em uma das primeiras legislaturas do município. Mesmo depois de adulto, dedicou-se aos estudos e no dia em que completou 50 anos fez a última prova do curso de Direito.
Alguns anos atrás, ele escreveu e publicou sua autobiografia, em que registra parte da história de sua família e do nascimento dos municípios da região de Campo Mourão. O lançamento do livro foi prestigiado pelo então governador em exercício de Rondônia, Daniel Pereira, seu sobrinho, e a prefeito Regina Dubay, de Campo Mourão.
O prefeito Adalmir José Garbim Júnior (União Brasil) decretou luto oficial de três em Engenheiro Beltrão em respeito à morte do ex-prefeito e ex-vereador.
Veja também