Morreu na noite desta segunda-feira, 19, prestes a completar 92 anos, o pioneiro maringaense Hermínio Matheus Recco, que por muito anos foi comerciante no ramo de bar e restaurante. Foi dono, entre outros, do histórico Cine Bar, na Avenida Brasil.
Casado há 67 anos com dona Cida, Hermínio deixa três filhos, netos, bisnetos e uma grande legião de amigos. Entre seus filhos estão o jornalista Rogério Recco e o publicitário Mário Sérgio Recco, que morreu em janeiro deste ano.
Por 28 anos Hermínio e dona Cida participaram de atividades na Catedral. Eles chegaram em Maringá em 1971, oriundos de Assis (SP), cidade vizinha a Cândido Mota, onde nasceu. Hermínio tinha o costume de distribuir frases bíblicas em pequenos pedaços de papel, acervo esse que resultou em vários livros. Para todos os lugares onde ia, brindava as pessoas com suas frases. Ele fez parte, também, por décadas, do quadro de associados do Clube Olímpico, onde era um frequentador contumaz.
Seu Hermínio e dona Cida formaram três filhos e, sempre trabalhador, depois de se aposentar, participou, contratado como apontador, da construção de vários edifícios na cidade.
O corpo do pioneiro está sendo velado na Capela do Prever, em frente ao Cemitério Municipal, onde será sepultado às 16h30.