Morre Valter Della Rosa, professor de Ciências Biológicas da UEM

Morre aos 72 anos o professor Valter Della Rosa, de Ciências Biiológicas da UEM

Depois de longa e profícua carreira como docente na UEM, Della Rosa estava aposentado Foto: Arquivo

A comunidade acadêmica, familiares e amigos se despediram na tarde desta quinta-feira, no Crematório Angelus do Cemitério Parque de Maringá, de Valter Augusto Della Rosa, professor do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular (DBC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele morreu na quarta-feira aos 72 anos.

O professor Della Rosa deixa marcas importantes na ciência brasileira, além de uma longa e inspiradora história com a UEM, de onde era aposentado desde 2015.

Graduado em Ciências Biológicas – Modalidade Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1978), onde também concluiu o mestrado em Ciências, com ênfase em Genética (1984), tornou-se doutor em Ciências (Biologia/Genética) pelo Instituto de Biociências (1994). Della Rosa ingressou na UEM em 1982 como professor do DBC.

Além da docência, na UEM coordenou o Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), entre 1999 e 2013, e presidiu a Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP), de 1999 a 2006.

Della Rosa teve papel fundamental na implantação da Citogenética Clínica, projeto dedicado ao estudo da estrutura e da função dos cromossomos para o diagnóstico de alterações numéricas e estruturais causadoras de doenças, síndromes genéticas e câncer. O professor foi atuante no ensino, na pesquisa e no atendimento à comunidade, com impacto direto no diagnóstico e acompanhamento de pacientes, além da formação de inúmeros estudantes e pesquisadores.

O professor deixa um legado inspirador, especialmente na citogenética clínica e na memória de colegas, alunos e pacientes.

Veja também

Sair da versão mobile