Morre Washington Olivetto, gênio da publicidade brasileira

Morre o publicitário Washington Olivetto

Washington Olivetto esteve à frente de agências de publicidade até 2017 Foto: Agliberto Lima/Estadão Conteúdo

Qualquer pessoa que viveu no Brasil nas últimas décadas do século passado e início do Século XXI não precisará ter memória prodigiosa para lembrar de algumas criações de Washinton Olivetto, mesmo que não saiba que tenham saído de sua mente criativa. Qualquer um lembra de frases como”O primeiro sutiã não se esquece”, comercial para televisão desenvolvido para a marca Valisere, ou “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”, vídeo de 1 minuto com o locutor falando da economia alemã sob a liderança de Hitler, feito para a Folha de São Paulo. Uma das mentes mais criativas do país, o publicitário e escritor Washington Olivetto morreu neste domingo, 13, aos 73 anos, no Hospital Copa Star, Rio de Janeiro.

“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou a unidade em nota.

 

Há meses o publicitário estava internado no hospital para tratar problemas pulmonares. Ele não resistiu e morreu por volta das 17h15 de hoje. Olivetto deixa a esposa e três filhos — Homero, Antônia e Theo.

Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 na capital paulista, onde foi criado pela mãe, uma dona de casa, e o pai, vendedor de tintas.

Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.

Ainda em seu primeiro ano de atuação no mercado, conquistou um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área, o Leão de Bronze do Festival de Publicidade de Cannes.

No final da década de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos.

O “Garoto Bom Bril”, que lançou Carlos Moreno como garoto-propaganda, na década de 1970, é até hoje um dos maiores e sucessos da propaganda brasileira, saída da mente de Washington Olivetto Foto: Internet

Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da época: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma adolescente comprava sua primeira peça íntima e que tinha como mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”. Em entrevistas, Olivetto sempre disse que esta foi uma campanha “emblemática”.

Durante a carreira de sucesso, recebeu diversas estatuetas e homenagens, que foram desde títulos em universidades a menções em músicas de Jorge Ben Jor — “Alô, Alô W/Brasil”, diz o trecho em referência à empresa de Olivetto.

Em sua trajetória, também se descobriu autor, escrevendo oito obras sobre a própria carreira e peças publicitárias que havia criado.

Em 2017, se mudou para Londres, no Reino Unido, mas vinha ao Brasil com certa frequência para participar de palestras.

A fama internacional também teve lado negativo. Em 2001, foi sequestrado perto de sua casa, em Higienópolis, na região central de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejaram a ação ao longo de 10 meses. Somente após 53 dias, Olivetto se viu livre do cativeiro.

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