Morreu nesta segunda-feira, 9, a pioneira de Londrina Sumie Nakano, também conhecida como Cida Nakano. Ela tinha 90 anos e era o penúltimo dos 11 filhos dos japoneses Itiji Nakano e Shika Fukuti, que chegaram ao Brasil em um dos primeiros navios de imigrantes japoneses a aportar em Santos, no início do século passado, e vieram para a região na época do desbravamento do norte do Paraná.
Cida estava internada em consequência de uma queda sofrida na casa em que morava, na Avenida Higienópolis. Enquanto estava no hospital, ela teve pneumonia, o que provocou a morte.
Cida foi uma pessoa bastante conhecida em Londrina, primeiro por trabalhar desde menina no comércio dos pais, que atendia principalmente famílias da zona rural, depois como gerente da Loja Lord, uma das maiores lojas de armarinhos de Londrina, que durante mais de 40 anos foi uma das lojas mais disputadas da cidade.

Sumie foi a gerente da Lord por mais de 15 anos, dirigiu uma equipe de mais de 30 vendedores que vendiam de tudo, de sombrinhas, malas, chapéus e roupas a cosméticos.
Ao deixar a Lord, a gerente montou sua própria loja, onde vendeu de tudo, até decidir se aposentar.
O corpo de Sumie Nakano foi sepultado na tarde desta terça-feira no Cemitério Municipal de Londrina, com a presença de familiares e amigos.
Veja também