O radialista e apresentador de TV Vidal Balielo, dono de uma das vozes mais marcantes da história do rádio e da TV de Maringá, morreu nesta sexta-feira, 22, aos 80 anos.
O velório acontece neste sábado, a partir das 8 horas, na sala nobre da Capela Prever do Cemitério Parque e às 17 horas acontece a despedida no Crematório Angelus.
Vidal, nascido em Jacarezinho, foi um dos primeiros apresentadores da TV Cultura, hoje RPC. Entrou na emissora em 1976 para gravar vinhetas e comerciais, mas logo passou a também narrar notícias, já que na época a emissora não tinha reportagens externas com sonora e a alternativa eram as notas cobertas.
Daí, para passar à apresentação foi um pulo. Primeiro cobria folgas dos apresentadores titulares, Araújo Júnior e Marialva Taques, no jornal do meio-dia, o mais importante da emissora, depois assumiu a apresentação dos jornais da tarde e o chamado Jornal das 7, de grande audiência.
Antes de chegar à TV Cultura, Vidal Balielo fez história na Rádio Jornal, ao lado de Frambel de Carvalho e Nilton Lima.

Devido ao timbre marcante, a voz de Vidal era uma das preferidas pelas agências de publicidade da região para a gravação de comerciais e vinhetas. Também fez sucesso em documentários em uma época de grande produção em Super 8.
E tem o lado de Vidal Balielo que ninguém esquece, o de cantor. Era seresteiro de voz privilegiada, tinha predileção pelos sucessos românticos de Moacyr Franco, o que fazia com que ele e seu violão fossem sempre convidados para animar festas.
Veja também