Luto na música brasileira: Preta Gil perde a luta contra o câncer

Morre de câncer a cantora Preta Gil, 50

Embora tenha crescido cercada de grandes artistas, somente com 29 anos Preta decidiu assumir a carreira de cantora Foto: Divulgação

A luta da cantora Preta Gil contra o câncer terminou neste domingo, 20, com a morte da artista nos Estados Unidos, onde ela fazia tratamento experimental contra a doença. Filha do cantor e compositor Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta tinha 50 anos, deixa um filho e uma neta.

Após o tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores em agosto de 2024, o câncer retornou em outras regiões do corpo, levando à retomada de intervenções médicas.

Minha Página AMP

Nos EUA, a artista continuou seu tratamento contra o câncer, com foco em terapias experimentais. Ela estava hospedada em Nova York e viajava para Washington para receber o tratamento em um centro médico especializado.

Embora tenha sido uma figura conhecida durante toda a vida, foi somente aos 29 anos que Preta Gil decidiu deixar a carreira de produtora e publicitária para se tornar cantora, possivelmente influenciada pelo meio em que viveu desde que nasceu.

A filha de Gil lançou vários discos, alguns bem recebidos pela crítica e público, quase todos recheados pela participação de artistas de todas as tendências, que iam de Caetano Veloso a Aviões do Forró e Psirico, de Lulu Santos e Ivete Sangalo a Tiaguinho, trafegou por ritmos brasileiros que iam do pop ao sertanejo, passando pelo funk, axé, pagode e samba.

Preta também foi a responsável por criar um dos maiores blocos da história do carnaval carioca. Em 2010, o “Bloco da Preta” desfilou pela primeira vez e, em 2017, ela conseguiu “arrastar” mais de 500 mil foliões pelas ruas do Centro do Rio com uma homenagem a Chacrinha.

!974, Preta no colo do pai, o cantor e compositor Gilberto Gil Foto: Redes sociais

 

Durante a carreira, Preta também fez algumas participações em novelas e séries de TV, como “As Cariocas”, “Ó Paí, Ó” e “Vai que Cola”.

 

Os maridos de Preta Gil

Preta é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, terceira mulher do cantor. Da relação, o casal ainda teve Pedro e Maria.

Além dos dois, Preta tem mais cinco irmãos: Nara e Marília (do casamento de Gil com Belina de Aguiar) e Bem, José, e Bela Gil (da relação do cantor com Flora).

Preta se casou com o ator Otávio Müller em 1994. Juntos, tiveram Francisco Gil, único filho da atriz. Francisco é pai de Sol de Maria, única neta de Preta. A cantora se separou de Otávio em 1995.

Em 2009, Preta se casou com o mergulhador Carlos Henrique Lima. Os dois ficaram juntos até 2013.

No mesmo ano, a atriz começou a namorar Pedro Godoy. Os dois se casaram dois anos depois e ficaram juntos até 2023. O término aconteceu durante o tratamento de Preta contra o câncer.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile