Notícias em Destaque
Palestra abre segundo dia da Semana do Meio Ambiente
Remanescentes da Mata Atlântica foi o tema que a doutora bióloga, Anna Christina Faria Soares, ministrou nesta terça-feira (3) em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. Mais de 250 alunos dos colégios estaduais João de Faria Pioli, Alberto Byinton Junior e do Instituto de Educação de Maringá assistiram à palestra realizada na Câmara dos Vereadores. Os integrantes do Coral Jovens de Ontem deram início às atividades, cantando músicas populares.
O secretário do Meio Ambiente, Humberto Crispim, agradeceu a presença dos alunos e professores e comentou sobre a importância de preservar a Mata Atlântica. Em 1891 o Paraná tinha 95% território coberto pela mata. Em 2000, de acordo com o IBGE, a floresta representa apenas 5% de cobertura vegetal do Estado. Temos que lutar para mudar a situação em que se encontra o nosso meio ambiente. Estamos aqui hoje para convocá-los nessa luta em defesa ao meio ambiente, contou. Segundo o secretário, a Prefeitura soltou mais de 100 mil peixes no rio Ivaí e Pirapó e tem como meta plantar mais de 100mil árvores até o final da gestão.
De acordo com a bióloga Anna Christina Faria Soares, a Mata Atlântica está inserida na lista Hotspot entre as 25 biodiversidades mundiais que correm o risco de extinção. Devemos preservar a Mata Atlântica primeiramente por ser considerada reserva da biosfera e patrimônio nacional. Há uma lei federal específica para proteger esses bioma, que é um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. Mais de 70% da população brasileira mora no domínio da mata atlântica, são 3428 municípios do nosso Brasil que estão inseridos dentro desse bioma, explica.
As atividades voltadas à Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Maringá, através da Secretaria do Meio Ambiente, prosseguem até quinta-feira (5). O encerramento das ações será realizado entre 8h30 e 16 horas, na Praça Raposo Tavares.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá