Notícias em Destaque
Palestrantes convidam Maringá a aderir ao pacto pela sustentabilidade
Na semana Mundial do Meio Ambiente os palestrantes trazidos pela Prefeitura de Maringá para falar do tema Pegada Ecológica convidaram a população de Maringá a aderir ao pacto pela sustentabilidade. O diretor da Ecossistemas, Fabrício Campos e a bióloga da WWF/Brasil, Terezinha Martins, responsáveis por desenvolver o primeiro trabalho de cálculo da pegada ecológica do Brasil na cidade de Campo Grande (MS), estão em fase de conversação com integrantes da administração municipal para implementar a ferramenta de diagnóstico de impacto ambiental em Maringá.
De acordo com a bióloga da WWF/Brasil, a metodologia vem sendo testada em algumas cidades do mundo, mas foi desenvolvida pela primeira vez no Brasil para uma cidade, em Campo Grande. “O objetivo foi ter uma ferramenta para ajudar no planejamento e na gestão pública em tudo o que envolve meio ambiente e sustentabilidade. Assim, é possível mobilizar a população para rever os hábitos de consumo e optar por produtos sustentáveis”, destacou.
A pegada ecológica de um país, cidade ou pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para sustentar determinado estilo de vida. É uma forma de traduzir, em hectares, a extensão de território que uma pessoa ou uma sociedade utiliza para se alimentar, morar, se locomover, viver.
Segundo o diretor da Ecossistemas, a pegada ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia de um lado o consumo e do outro a capacidade de recursos naturais disponíveis no planeta. “O resultado do cruzamento de todos esses dados é o quanto esta pessoa está contribuindo para acelerar a extinção dos recursos naturais do planeta, fazendo uma estimativa da possibilidade de vida das gerações futuras. Com esses cálculos, cada pessoa, cidade ou país pode saber qual sua contribuição para o nosso planeta e para as futuras gerações”, ressaltou.
Ao final do encontro, os palestrantes convidaram o público a pensar mais no meio ambiente, se preocupando com a reciclagem e a sustentabilidade. No período da tarde, cerca de 80 pessoas participaram de uma oficina de cálculo para a elaboração da Pegada Ecológica.
A Semana do Meio Ambiente foi aberta nesta terça-feira (31/05), com a participação de secretários e servidores municipais, representantes de instituições e entidades ligadas ao meio ambiente, estudantes, universitários e a comunidade. O secretário municipal de Meio Ambiente e de Saneamento, Leopoldo Fiewski, convidou a população a participar das atividades.
“Convidamos todos a dedicar um pouco do seu tempo para refletir sobre o meio ambiente, pensar em como estamos cuidando da nossa cidade como cidadãos e avaliar o papel de cada um na preservação ambiental. Temos várias maneiras de contribuir com o planeta, começando por simples hábitos diários, como evitar o desperdício de água, separar o lixo reciclável e investir em produtos que agridem menos o meio ambiente”, acrescentou.
A Semana Mundial do Meio Ambiente é uma realização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Condema); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Saneamento; com apoio da Secretaria Municipal de Saúde; Sanepar; Sistema Fecomércio Sesc/Senar; Instituto São Francisco; Grupo Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte; Maringá e Região Convention & Visitors Bureau; Faculdade Cidade Verde; Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura; América Latina Logística; Transporte Coletivo Cidade Canção; Projeção Outdoor; Rádio Maringá FM; Associação Comercial e Industrial de Maringá; Bebidas Ouro Verde; Sindivest e Cocamar.
Mais atividades
A Semana do Meio Ambiente prossegue nesta quinta-feira (2), no Auditório do CREA, com os painéis sobre Guarda Responsável de Animais. Na sequência, às 10h15, o público vai contar com uma apresentação de teatro sobre o mesmo tema, com um grupo da Prefeitura de São José dos Pinhais. Ao final dos painéis, às 11h30, será aberto um debate sobre o tema. No período da tarde, a partir das 13h30, será montada uma feira para adoção de animais domésticos e uma Exposição Ambiental Itinerante, no Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio.
Na sexta-feira (3), também no Auditório do Crea, a partir das 8h30, continua o ciclo de palestras, com o tema Construções Sustentáveis / Certificação LEED, com Felipe Augusto Faria (Operations and Government & Institutional Manager – Greens Building Council – GBC/Brasil), seguida de debate.
No sábado (4), durante a tarde, a Semana de Meio Ambiente realiza a campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo, nas lojas da rede São Francisco / Canção, junto com os Grupos Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte e o Instituto São Francisco.
No domingo (5), das 9 às 17 horas, ficará aberta a visitação pública ao Parque do Ingá. Atendendo ao convite da Prefeitura de Maringá, o arcebispo metropolitano, Dom Anuar Battisti, fará a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, na nova gruta a partir das 9 horas.
Pela manhã também está na programação a Ecobike/Sanepar. Das 14 às 17 horas, na Praça da Catedral, prossegue a Campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo na Praça, além da Feira para adoção de Animais domésticos e Exposição Ambiental Itinerante.
Programação (31/05 a 05/06)
02/06 – QUINTA-FEIRA (Auditório do CREA/Maringá)
08:00 – Credenciamento
08:30 – Painéis:
– 1) Guarda Responsável de Animais – Perspectivas para Centro de Controle de Zoonoses(Marilda Fonseca de Oliveira – Médica Veterinária / SESA – Maringá).
– 2) Programa de Controle Ético de Populações de Animais Domésticos(Edilaine Vieira da Silva – Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais).
– 3) Programa de Guarda Responsável de Animais Domésticos na APA do Iraí (Michele Losso – Bióloga / Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar).
10:00 – Intervalo
10:15 – Teatro – Guarda Responsável (Grupo da Prefeitura de São José dos Pinhais)
10:40
– 4) Guarda Responsável – A Visão e a Necessidade da Sociedade (Leonardo Napoli – Médico Veterinário membro do CRMV/Curitiba – PR).
– 5) Guarda Responsável de Animais (Clarice Rodrigues – ONG APARU de Maringá).
11:30 – Debate
12:00 – Intervalo
13:30 as 17:00 – Feira para adoção de Animais domésticos e Exposição Ambiental Itinerante – Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio.
03/06 – SEXTA-FEIRA (Auditório do CREA/Maringá)
08:00 – Credenciamento
08:30 – Palestra:Construções Sustentáveis / Certificação LEED (Felipe Augusto Faria – Operations and Government & Institutional Manager – Greens Building Council – GBC/Brasil)
10:00 – Intervalo
10: 15 as 11:30 – Debate
11:30 – Intervalo
04/06 – SÁBADO
Tarde – Campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo nas lojas da rede São Francisco / Canção (Grupos Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte / Instituto São Francisco).
05/06 – DOMINGO
07:00 – ECOBIKE – Saída em Frente a SANEPAR (Av. Pedro Taques, 1381)
09:00 as 17:00 – (PARQUE DO INGÁ) – Visitação aberta ao público;
14:00 – (Praça da Catedral) Campanha de sensibilização e coleta de óleo de cozinha pós consumo na Praça (Grupos Escoteiros Verde Canção e Novo Horizonte / Instituto São Francisco); Projeto “Responsabilidade Socioambiental do Shopping Cidade”.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá