O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar um Seminário sobre Assédio Eleitoral na próxima quinta-feira, 27, das 13h30 às 18 horas, em seu auditório, em Curitiba, com transmissão pelo canal do TRE-PR no Youtube. É um seminário gratuito e voltado a empregadores, empregados, representantes de sindicatos laborais e patronais, advogados, acadêmicos, servidores públicos e demais interessados no tema.
O assédio eleitoral acontece quando uma pessoa utiliza de sua posição de autoridade para tentar coagir outras a votarem em determinado candidato ou partido, seja por meio de promessas e benefícios, seja por meio de constrangimentos, intimidações, violências físicas ou psicológicas ou condutas que impeçam o livre exercício do direito ao voto. Humilhar pessoas por suas escolhas políticas, por exemplo, ou impedir que funcionários exerçam seu direito ao voto, alterando jornadas de trabalho ou recolhendo documentos, são algumas das condutas que configuram assédio.
Segundo relatório do Ministério Público do Trabalho (MPT), em 2022, houve um aumento significativo nos casos de assédio eleitoral em ambientes de trabalho. Até o fim de outubro daquele ano, haviam sido registradas 2.360 denúncias contra 1.808 empresas. Entretanto, a conduta irregular pode ocorrer também em órgãos públicos, igrejas, escolas, universidades e espaços militares ou mesmo ser praticada contra minorias e motivada por questões de gênero, por exemplo.
O seminário sobre assédio eleitoral será certificado, mas para ter direito ao certificado é necessário inscrição por meio site do Tribunal.
Veja também