Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Guaratuba

whatsapp image 2024 06 08 at 15.41.04 1

Foto: Edgar Fernandez/Instituto Guaju

Neste sábado, 8, os moradores da cidade litorânea de Guaratuba se depararam com uma cena chocante à beira-mar: uma baleia-jubarte, com aproximadamente 8m de comprimento, morta na praia. Esta reportagem foi feita pelo G1 Paraná .

A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná foi até o local e após análises  detalhadas, concluíram que a baleia estava em estado avançado de decomposição. Amostras biológicas também foram coletadas para futuras investigações e esclarecimentos sobre o que levou a morte do animal.  O apoio da prefeitura de Guaratuba, parceira do laboratório no Protocolo de Encalhe de Animais Marinhos no Litoral do Paraná (PRAE) foi essencial a este trabalho.

Segundo o laboratório, a baleia-jubarte é uma espécie migratória que chegam a percorrer distâncias de mais de 25.000 quilômetros entre áreas de alimentação e reprodução. Ainda de acordo com a instituição, ela se distribui por todos os oceanos e se reproduz em climas tropicais e subtropicais. A alimentação acontece nas águas frias em áreas temperadas e polares.

No Brasil, há registros da baleia-jubarte desde o Rio Grande do Sul até o Piauí, sendo a região da Bahia, o local de reprodução mais usado pela espécie no Atlântico Sul Ocidental.

Sair da versão mobile