Um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil, Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a Argentina e o Paraguai, que recebeu 2 milhões de visitantes no ano passado e com uma das “Principais Atrações do Mundo” pelo Travelers’ Choice 2023 – Best of the Best no TripAdvisor, as Cataratas do Iguaçu, será sede do primeiro Boat Show de água doce do país.
O Grupo Náutica, que é a principal autoridade do gênero no país em eventos, infraestrutura e comunicação, acaba de anunciar para o período de 23 a 26 de novembro o Foz Internacional Boat Show, um espetáculo que irá destacar ainda mais a vocação náutica do Brasil e estado do Paraná, além dos países vizinhos Paraguai e Argentina. O evento está confirmado no Iate Clube Lago de Itaipu.
“O Brasil, com mais de 8 mil km de litoral, 9 mil km de margens de água doce, lagos e lagoas e mais de 35 mil km de rios e canais navegáveis, tem um imenso potencial para o turismo náutico em águas doces. O Foz do Iguaçu Boat Show irá potencializar o turismo náutico em um lugar mundialmente conhecido por seus atrativos. Será algo histórico, resultado da união de nações envolvendo a tríplice fronteira, Brasil, Paraguai e Argentina, com foco em contribuir para o desenvolvimento da náutica na região, ainda pouco explorada e repleta de oportunidades de crescimento”, destaca a diretora do Boat Show, Thalita Vicentini.
A expectativa é que 15 mil visitantes passem pelo evento que deve atrair 30 grandes marcas, com apresentação de embarcações de importantes fabricantes, além de variadas novidades náuticas como jets, acessórios e atrações voltadas ao esporte e à pesca. Também está confirmada a realização durante o Foz Boat Show do Congresso Internacional Náutica, que reunirá autoridades para discutir sobre ações de fomento do turismo náutico no Lago de Itaipu.
Paraná, um estado com vocação náutica
O Paraná, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado, abriga mais de 78 atrativos de turismo náutico e 29 unidades de conservação abertas à visitação com rios, corredeiras, lagoas e lagos, por isso foi o estado escolhido para essa nova edição do Boat Show. No litoral, conta com a segunda maior baía do Brasil, a Baía de Paranaguá, com 125 praias e balneários e mais de 50 ilhas, entre elas a Ilha do Mel, além da região de Foz do Iguaçu, com um verdadeiro mar de água doce, o Lago de Itaipu, conforme dados do Invest Paraná.
Para a realização deste evento, o Boat Show conta com a parceria usina hidrelétrica Itaipu Binacional, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Secretaria de Estado do Turismo (SETU/Viaje Paraná), da Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Acobar.
O diretor de Turismo da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Yuri Benites, aponta que o turismo náutico é estratégico para o desenvolvimento sustentável da região. “O setor náutico, que deve crescer cerca de 20% em 2023, gera empregos de qualidade e movimenta outros setores da economia, provocando um movimento virtuoso, que queremos para a nossa região”, afirma Benites.
Aline Teigão, gerente de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, ressalta a importância no desenvolvimento do turismo náutico no Lago de Itaipu. “É necessário olhar o Lago como oportunidade para os municípios lindeiros na geração de renda e emprego, seja pelo turismo ou pelo incentivo à indústria náutica para que se instale na região”, defende .
“O turismo náutico é uma das vocações naturais dessa região, com todas as implicações positivas que traz à tona, como geração de renda e de empregos. É uma satisfação ser parceiro de um evento como este”, diz Márcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná.
Fortalecer o turismo na região é a expectativa também de André Alliana, Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu. “Nós temos dois rios muito navegáveis, que são o Iguaçu e o Paraná, além do Lago de Itaipu. Explorar esses espaços, ocupá-los com atrativos do turismo náutico, e assim atrair investimentos, é uma decisão estratégica para nós. E a realização do Boat Show chama atenção de todos os players para potencialidade de Foz de Iguaçu”.
Avanço do Turismo Náutico no território brasileiro
É fato que estruturas de Turismo Náutico podem impulsionar a economia de todas as regiões. Destaque recente é o evento temporário em andamento, o Floating Bar da Heineken no Rio Pinheiros, em São Paulo, uma iniciativa para trazer uma atração flutuante que conecta a bandeira de sustentabilidade, revitalização com lazer e que proporciona empregos, a vinda de novas tecnologias ao país e incentivos sociais.
“O Grupo Náutica acompanha esta ação da Heineken e trouxe toda a estrutura de alta tecnologia de píeres flutuantes para o “bar sobre as águas” por meio da Metalu, que são soluções utilizadas, por exemplo, nas maiores feiras náuticas do mundo. E, além de trazer uma atração incrível e um olhar ao Rio Pinheiros, gerou oportunidades como é o caso da contratação de reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé, para montagem das modernas plataformas de alumínio com piso de madeira”, conta o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik. “O Brasil tem a grandiosa chance de levar o seu nome para o mundo com a náutica por meio do apoio à indústria, licenciamentos e incentivos”, complementa.
Segundo o executivo, estruturas náuticas auxiliam em trazer lazer e revitalizam regiões pouco exploradas nas águas, como o próprio Lago de Itaipu, no Paraná, que, com Foz, já carrega o selo de destino turístico mundial.
“Veja outros exemplos de lugares no Brasil como a Marina Itajaí, em Santa Catarina, e a Marina da Glória, no Rio, onde são realizados os Boat Shows e se tornaram ícones do turismo. Além de cartões postais, contribuíram para a revitalização de áreas muitas vezes degradadas porque existe um cuidado constante por parte da iniciativa privada ao lado da pública. E queremos levar essa mesma bandeira ao evento de Foz”, explica Paciornik.
“São Paulo é mais um destaque na náutica. Realizamos recentemente o Boat Show na capital, com comercialização recorde de mais de 600 embarcações e ultrapassou R$ 500 milhões em negócios. Isso é muito positivo para gerar força à indústria. Além disso, com ações como as divulgadas pelo Governo de São Paulo como o projeto de revitalização do Tietê, que também tem um potencial gigante com mais de 1,1 mil km de extensão, além de criação estruturas de Turismo Náutico pelo estado, sem falar de outros vários casos do Brasil, podemos ter mais barcos navegando em nossas águas e impulsionar o turismo. Mas é preciso visão técnica e estratégica de desenvolvimento”, conclui.
Foz International Boat Show é uma parceria entre o Grupo Náutica, a Usina Hidroelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu, a Secretaria Turismo do Estado do Paraná, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e a Acobar.
Veja também