Crea-PR busca criação de certificação de propriedades rurais. Presidente estará em Maringá dia 13

crea pr ok

Busca por certificação de propriedades rurais no Paraná, será um modelo inédito no Brasil - Foto: Crea Maringá/ assessoria

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nesta quarta-feira, dia 13, o presidente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, estará em Maringá para participar de reuniões com os Colegiados do Crea-PR (Colégio de Entidades de Classe, Colégio de Inspetores, Crea Jr) como parte do programa de Governança do Conselho.

A iniciativa de criar uma certificação de propriedades rurais no Paraná, será um modelo inédito no Brasil e o andamento dessa proposta está ligado a reativação do Comitê do Agronegócio do Crea-PR (CEAGRO), que gerará ambiente adequado para congregar as entidades numa discussão qualificada de estruturação da mesma.

O CEAGRO foi criado para oportunizar o diálogo entre o Conselho e parceiros estratégicos que atuam com o agronegócio paranaense, como o Sistema Ocepar, o Sistema FAEP/SENAR-PR, o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e o TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná).

Como parte do processo de articulação da iniciativa, uma reunião ocorreu no estande do Crea-PR e da AREAC no Show Rural, com a presença do presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, do assessor parlamentar do Crea-PR, Eng. Civ. Euclesio Manoel Finatti, o chefe de gabinete do Crea-PR, Eng. Agr.  Daniel Galafassi e de representantes do Sistema FAEP/SENAR-PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que possivelmente será um dos parceiros na implantação desta iniciativa.

A proposta, surgida em conversas iniciais com a OCEPAR, é criar um sistema de certificação de propriedades rurais, contemplando aspectos relacionados à conformidade sócio-ambiental e produtiva, e certificá-las com foco na sustentabilidade e na busca de incrementos consistentes para os agricultores, no que diz respeito ao acesso aos mercados nacional e internacional. “A expectativa é de que o produtor consiga visualizar a possibilidade de crescimento e, com a certificação, alcance melhores condições para potencializar esse processo de desenvolvimento com a transposição de eventuais barreiras que possam ser impostas ao produto do agronegócio brasileiro”, explica o presidente do Crea-PR.

Segundo o assessor parlamentar do Crea-PR, Euclesio Manoel Finatti, há um trabalho estruturado para que até abril uma grande reunião seja realizada com todos os parceiros, para definição dos próximos passos de forma a concretizar o projeto. “Queremos que a cadeia produtiva do agro esteja junto para fazermos de maneira sólida”, comenta Finatti. “Todas as questões serão discutidas em fóruns criados especialmente para este fim”, complementa.

O presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, destaca que existem metas globais para 2030, com diversos tratados contando com o Brasil como signatário. O mercado agro como um todo tem tido forte movimentação na direção da sustentabilidade e de processos que certifiquem boas práticas e dados que gerem valor na percepção dos compradores internacionais. Para Clodomir, esse movimento inicial no Show Rural Coopavel foi bastante produtivo e sinaliza que o projeto deve avançar consistentemente. “Se tudo ocorrer como estamos planejamento, nossas propriedades estarão certificadas facilitando ainda mais a entrada no mercado internacional. O benefício será muito grande para o produtor, mas também para os profissionais que estão conectados com o segmento agro”, ressalta Ascari.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile