Durante assembleia promovida pela diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), com as presenças de prefeitos atuais, eleitos e reeleitos de todas as 19 regiões do Paraná, o vice-governador Darci Piana destacou os investimentos feitos pelo Estado nos 399 municípios paranaenses. Os municípios do Paraná receberam 8,3% mais recursos em 2024 do Governo do Estado. O volume totalizou R$ 13,4 bilhões, o maior em mais de 20 anos.
Piana disse que o Paraná é o Estado que mais cresce no Brasil. “E este processo vai ser intensificado em 2025. Juntos, vamos construir um Estado muito mais.moderno e desenvolvido”, comentou.
O presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, fez um resumo das conquistas da sua gestão, que colocou a associação como protagonista do movimento municipalista brasileiro. “Agradecemos ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao vice-governador, Darci Piana, pelo apoio dado à AMP, bem como à Assembleia Legislativa e à bancada federal do Paraná. Nenhuma decisão no governo que envolve os municípios é tomada sem consulta à AMP, que é a casa do municipalismo paranaense”, disse.
O secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, parabenizou a Diretoria da AMP pelo trabalho. “Estamos à disposição dos prefeitos e prefeitas do Paraná”, comentou. A deputada federal Leandre Dal Ponte (secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) e o secretário Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços) também destacaram a atuação da AMP e o papel das prefeituras no desenvolvimento do Estado.
O secretário Nacional de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, elogiou a gestão da Diretoria da AMP e colocou o Governo Federal à disposição dos prefeitos.
O presidente da Frente Parlamentar de Associações e Consórcios de Municípios da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, destacou o fato de a Casa ter aprovado o maior orçamento da história do Paraná, com R$ 15 bilhões de investimentos. “Edimar, você fez valer cada um dos seus dias como presidente da AMP. Que a AMP possa ter, cada vez mais, esta sintonia com os municípios”, disse.
O 1º secretário e futuro presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, destacou o trabalho da Casa em defesa dos municípios e a importância dos municípios no desenvolvimento do Estado.
A AMP também prestou homenagem aos prefeitos que falecerem nesta legislatura, que foi recebida pelos seus familiares: Marcelo Puppi (de Campo Largo), Marcos Pescador (Vera Cruz do Oeste), José Vitorino Prestes (Pinhão), Idir Treviso (Ivaí), Marcelo Chiaradia (Guamiranga) e Rozinei Oliveira (Querência do Norte).
Da reunião, participaram ainda os secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Guto Silva (Planejamento), Mauro Moraes (Trabalho) e Santin Roveda (Justiça).
E ainda os ex-governadores Orlando Pessuti e Cida Borghetti; os deputados estaduais Alisson Wandscheer, Hussein Bakri e Luiz Corti; o superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller; o vice-presidente do BRDE (Banco Regional do Extremo Sul), Renê Garcia Júnior; os representante da Sanepar, Fabrício Castilho, da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche, e da Caixa, por meio do seu vice-presidente de governo, Tiago de Oliveira.