Fiep estranha a disparidade no leilão do Lote 6 do pedágio no Paraná

Fiep avalia resultados do leilão do Lote 6 do pedágio

Disparidade de quase 70% no custo por km comparado a outros lotes traz desafios para a competitividade industrial Foto: Gelson Bampi

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) avalia com preocupação a falta de concorrência no resultado do leilão do Lote 6 do pedágio, realizado nesta quinta-feira, 19, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Única concorrente, a EPR venceu leilão pelo lote das rodovias em um contrato de 30 anos

O lote, que compreende o maior trecho de concessão do Estado, foi arrematado com um desconto de apenas 0,08% sobre a tarifa básica, contrastando com o Lote 3, que alcançou um desconto robusto de 26,6%.

Além disso, a Fiep destaca a diferença significativa no custo por quilômetro rodado entre os lotes já leiloados. Nos Lote 1 e 3, o custo médio ficou em R$ 10; no Lote 2, em R$ 11. No Lote 6 permanece na casa dos R$17.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, desta que essa disparidade de quase 70% traz desafios consideráveis para a competitividade industrial, especialmente para regiões mais distantes do Porto de Paranaguá, um fator crucial para exportadores e indústrias locais.

O lote arrematado pela EPR é o maior do novo modelo de pedágio e abrange 662 quilômetros de rodovias federais e estaduais, que passam por 25 cidades do Paraná.

O lote abrange as rodovias: BR-163, BR-277, e PR-158, PR-180, PR-182, PR- 280 e PR-483.

O presideente da Fiep, Edson Vasconcelos, diz não entender as disparidades nos leilões de todovias Foto: Fiep

A Fiep reforça a necessidade de assegurar a execução das obras previstas no contrato e de buscar alternativas para reduzir o impacto dessa diferença tarifária nas diversas regiões do estado, considerando o papel estratégico da infraestrutura para o desenvolvimento econômico do Paraná.

Ouça o que diz o presidente Edson Vasconcelos

 

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