O deputado estadual Paulo Rogério do Carmo, que tem sua base eleitoral na região de Maringá, e o narrador de rodeios Marco Brasil (PP), suplente de deputado federal, foram anunciados pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) como novos integrantes da equipe de secretários do governo do Paraná. As nomeações serão publicadas em breve no Diário Oficial.
Do Carmo irá comandar a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, enquanto Marco Brasil, que assumiu durante dois anos na Câmara dos Deputados devido à licença do deputado Ricardo Barros (PP) para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço do Paraná, substitui Barros novamente, só que agora na secretaria.
Marco Brasil terá como missão continuar o trabalho de desenvolvimento dos setores da indústria, comércio e serviços no Estado, que tem batido recordes e crescido acima da média nacional. A pasta tem como objetivo a formulação de políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento produtivo integrado, em conjunto com entidades governamentais e não governamentais.
Vinculada à Secretaria está a Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, que ajuda na articulação de novos negócios em solo paranaense. Desde 2019, foram mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados no Estado.
Do Carmo, que foi vereador em Maringá e está no segundo mandato de deputado estadual, tendo ocupado várias comissões na Assembleia Legislativa, será responsável por manter e ampliar os programas de empregabilidade do Paraná, que alcançou em 2024 a menor taxa de desemprego da sua história, com 3,3%, com status de pleno emprego. O Estado também criou 128 mil vagas de trabalho em 2024, o 4º que mais gerou empregos no Brasil, e apenas nos dois primeiros meses de 2025, teve saldo de 55 mil vagas. Também é do Paraná o maior salário mínimo regional do Brasil.
Veja também