Atualizada às 20 horas
O avião de pequeno porte que desapareceu durante uma viagem entre Umuarama e Paranaguá na última segunda-feira, 3, foi encontrado pelas equipes de buscas na tarde desta sexta-feira, 7, na Serra do Mar, litoral paranaense. Os três ocupantes, todos moradores de Umuarama, morreram, segundo confirmou a Secretaria de Segurança Pública do Paraná.
A localização da aeronave foi feita pela Força Aérea Brasileira (FAB). Radar mostra que a FAB insistia em ponto bastante específico da Serra do Mar.
A aeronave é uma Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de propriedade particular. Na viagem a Paranaguá estavam o piloto Jonas Borges Julião, Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto, superintendente da Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo, e Felipe Furquim de Oliveira, representante da Casa Civil do governo do Estado na região noroeste do Paraná.
Os corpos das três vítimas foram resgatados durante a tarde desta sexta-feira e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba. A expectativa é de que sejam trasladados ainda neste sábado para Umuarama, cidade em que moravam o piloto e os dois passageiros.
Relógio foi fundamental para a localização
Um relógio equipado com GPS usado por uma das vítimas foi peça chave para que as equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Corpo de Bombeiros localizassem os destroços do avião na região da Serra do Mar conhecida como Serra das Canavieiras. O GPS com a última localização geográfica levou os profissionais até o local do impacto.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, major Fabrício Frazatto dos Santos, as equipes receberam a informação de um familiar que uma das vítimas poderia estar com o relógio, e que o equipamento possuia rastreamento GPS.
“A partir desta informação foi repassada à Força Aérea Brasileira que buscou informações junto à empresa fornecedora do relógio, que verificou que havia uma última sinalização desse relógio em uma determinada coordenada geográfica“, explicou o major. “A partir deste momento as buscas foram direcionadas para aquela área“.
A região onde a localização geográfica apontava é de mata extremamente densa e terreno complexo, o que impossibilitou que as equipes de helicóptero da FAB pousassem no local. “As equipes tiveram que se infiltrar no terreno para confirmar que a aeronave estava ali“.
Por volta das 14 horas, as equipes do helicóptero H-60 Black Hawk, da FAB, desceram de rapel no local dos destroços, constataram os óbitos e fizeram o resgate dos corpos.