José Roberto Ricken é reeleito presidente da Ocepar

Ocepar

José Roberto Ricken assume o terceiro mandato consecutivo Foto: Roberto Dziura

O engenheiro agrônomo José Roberto Ricken foi reeleito presidente executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) na tarde desta segunda-feira, 3, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na sede da entidade, em Curitiba.

Esta é a terceira vez consecutiva que ele assume o cargo. O primeiro mandato teve início em 1º de abril de 2016 e se estendeu até 2019; o segundo vigorou de 2019 a 2023. A nova gestão compreende o período de 2023 a 2027.

Nos próximos quatro anos, Ricken estará novamente no comando de um sistema que atualmente congrega 225 cooperativas de sete ramos – agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, consumo, trabalho, produção de bens e serviços e transporte. Juntas, elas alcançaram, em 2022, faturamento de R$ 187,84 bilhões e US$ 7,4 bilhões em exportações. Elas possuem um total de 3,1 milhões de cooperados e empregam diretamente 140 mil pessoas. O setor responde ainda por mais de 65% da produção agropecuária do Paraná.

Ricken e o governador Ratinho Júnior com o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço Foto: Roberto Dziura

Governador destaca o peso das cooperativas para o Paraná

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) participou da solenidade de posse da nova diretoria da Ocepar e destacou a importância do setor o para o desenvolvimento do Estado. “O Paraná tem o maior número de cooperativas do Brasil, e as maiores. O setor gera emprego, renda e investimentos, ajudando fortemente a impulsionar a economia”, disse ele.

“No Paraná, a Ocepar é uma entidade que participa das decisões em áreas estratégicas, como logística, na questão ambiental, no planejamento hídrico do Estado, além do agronegócio, que é uma grande referência”, acrescentou.

O novo presidente afirmou que o Estado tem um bom diálogo com as cooperativas paranaenses e desenvolve constantemente uma série de ações para apoiar o setor, sobretudo na área de infraestrutura e logística. “Temos liberdade para discutir e propor projetos e participar de forma ativa. Precisamos de uma infraestrutura adequada e o Governo do Paraná está investindo nisso. Nunca se investiu tanto em infraestrutura”, destacou José Roberto Ricken.

A posse da diretoria contou com a presença de autoridades de todos os setores Foto: Roberto Dziura

PRESENÇAS – Participaram da posse da nova diretoria o vice-governador Darci Piana, os secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o chefe de Gabinete Darlan Scalco; o coordenador do G7 e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fernando Moraes; o presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas; a presidente do Sicoob e diretora da Ocepar, Solange Pison e demais autoridades.

Sair da versão mobile