Logística reversa de retornáveis e eletrônicos é tema de curso da Aprogeo e Crea

logística reversa

O curso sobre logística reversa faz parte da programação do Dia do Meio Ambiente Foto: Robena Rosa/ABR

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Seguem abertas até 10 de julho as inscrições para o Logística reversa – Plano Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12305/2010 (resíduos eletroeletrônicos), realizado pela Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR) em parceria com o Crea Paraná e apoio da Caixa de Apoio ao Profissional Mútua-PR, cooperativa financeira CredCREA e apoio institucional do hub de inovação Engenium Park.

Para esta quarta-feira (dia 15), às 19 horas, está programada a live ‘Logística reversa de retornáveis e eletroeletrônicos’, tema do Módulo 3 da capacitação, cujo conteúdo já está disponível. O site do evento é o pnrs1.aprogeopr.org.br/

Segundo o geógrafo e presidente da Aprogeo Paraná Jorge Luís Oliveira Campelo, os participantes receberão informações práticas sobre como fazer logística reversa de forma adequada. No Módulo 2, na última semana, o tema abordado foi ‘Legislação ambiental, definições, princípios e instrumentos’. “Os assuntos são embasados em conceitos como os canais de revalorização, de como os resíduos retornam à cadeia. O curso ajudará a desmistificar a logística reversa e a entender como ocorre o retorno de resíduos”, diz.

Campelo ressalta que é importante preparar profissionais e indústrias, sendo que um dos pontos de reflexão é o design de produtos, o que pode favorecer o reaproveitamento. “Também é importante que todos saibam que muitos materiais que descartamos e viram rejeito poderiam ser reaproveitadas. Há materiais que podem ser quase 100% reaproveitados, a exemplo das garrafas de vidro”, explica.

O curso está alinhado aos debates gerados em eventos acerca do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), já que um dos temas das discussões foi a importância da logística reversa. De acordo com o Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com base em dados recentes da Associação de coletoras de lixo (Abralpe), somente 17% dos municípios têm programas regulares de reciclagem, embora a coleta seja hoje praticamente universal no país. Do total coletado, apenas 3% é efetivamente reciclado. “São necessárias ações para que o alcance da Política Nacional de Resíduos Sólidos aumente”, diz Campelo.

 

Interação

A live na quarta-feira (15) será realizada com a engenheira ambiental, mestra e doutoranda em Engenharia Química, Ana de Sene. Especialista na área de otimização de processos, ela dará um panorama das legislações, apresentará o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, definições, princípios e objetivos. “Será um bate-papo ao vivo com os participantes sobre a elaboração de Plano de Resíduos Sólidos em um município, estado e em nível federal. Uma das abordagens será a otimização logística reversa de embalagens de pesticidas, considerando impactos ambientais, tema da minha dissertação de mestrado”, comenta Ana.

O link para a conversa será disponibilizado no site do evento. Quem quiser também pode se inscrever no canal da Aprogeo Paraná no YouTube (www.youtube.com/c/APROGEOPR) e acionar o aviso para o início da transmissão.

 

 

Próximos módulos:

Módulo 3: Logística reversa de retornáveis e eletroeletrônicos

Módulo 4: Instrumentos econômicos, indicadores e tecnologia

Módulo 5: Case de logística: eletroeletrônicos e retornáveis

Módulo 6: Economia circular: futuro e realidade

O curso terá seis módulos e lives, sendo a última em 20 de julho

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile