Os agricultores paranaenses já colheram mais de 300 mil hectares dos 2,4 milhões plantados da segunda safra de milho 2023/24. Este volume de colheita equivale a 13% da área total e é um dos maiores percentuais para o período.
É o que revela o Boletim de Conjuntura Agropecuária feito pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente à semana de 7 a 13 de junho.
“Neste ritmo devemos fechar o mês de junho com mais de um terço colhido, o maior volume da história para a segunda safra de milho. A colheita está concentrada na região oeste e centro oeste do estado. Estas duas regiões juntas têm 50% da área total plantada, que equivale a 1,2 milhão de hectares”, diz o documento do Deral.
As lavouras ainda a colher mantêm condições estáveis comparadas aos últimos 15 dias. Isso pode indicar que as perdas de produção tendem a ser amenizadas.
Segundo o Deral, o último levantamento, realizado ao final do mês de maio, apontou uma produção de 13,2 milhões de toneladas, “contudo com o avanço da colheita e as condições da safra desfavoráveis como estiagem e calor intenso na evolução da lavoura, este número deverá ser revisado para baixo”.