Nova ponte vai ligar o noroeste do Paraná ao Mato Grosso do Sul

nova ponte

Governos do Paraná e Mato Grosso do Sul com diretores da Itaipu Binacional Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Em encontro no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os governadores Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul, assinaram nesta segunda-feira, 30, um convênio para dar início aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a construção de uma nova ponte de dois quilômetros sobre o Rio Paraná, ligando o distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, no lado paranaense, a Taquarussu (MS).

O estudo será bancado pela Itaipu Binancional, no valor de R$ 3,2 milhões. Com a ponte será possível melhorar o escoamento da produção agrícola e atrair novos investimentos.

O Evtea apontará as vantagens da implantação dessa nova travessia entre os estados e os impactos no desenvolvimento socioeconômico da região. A Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) é parceira da iniciativa.

“É um estudo complexo de R$ 3,2 milhões que vai demonstrar qual é o melhor traçado, o que tem menor impacto ambiental e o que é mais sustentável dessa nova ligação entre Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao atravessar o Rio Paraná temos um potencial econômico muito forte para atender o Noroeste do Paraná tanto na parte turística, como na produção de alimentos. Essa nova rota vai diminuir em média 80 quilômetros de quem vem do Mato Grosso do Sul para o Paraná”, disse Ratinho Junior.

Segundo o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os estados que investem na agroindústria são os que mais crescem economicamente no Brasil e, consequentemente, têm demandado mais investimentos em logística. “Essa ligação de Porto São José ao Mato Grosso do Sul encurta caminho e abre uma nova fronteira de desenvolvimento na nossa região, além de integrar novamente os dois estados. Abrir esse caminho melhora o desenvolvimento e a logística, diminui custo e traz mais progresso e oportunidades”, disse.

“Estamos tentando exercer em toda a sociedade o papel da Itaipu, que não é só de produção de energia, mas de desenvolvimento social. Porto São José tem uma estação hidrológica onde as anotações do Rio Paraná serviram para o projeto inicial de Itaipu. Estamos retribuindo o que esse local trouxe para a Itaipu. Hoje estamos assinando um projeto que vai melhorar a rota bioceânica e diminuir o tempo de deslocamento para as pessoas”, completou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Anatalicio Risden.

 

Cida Borghetti destaca investimento da Itaipu no Evtea

A conselheira da Itaipu Binacional Cida Borghetti, que foi governadora do Paraná, deputada estadual e federal, afirmou que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da nova ponte é “um grande passo para a concretização de um sonho do noroeste do Paraná”.

“Mais uma parceria da Itaipu e do Estado do Paraná que resolve uma demanda histórica da infraestrutura paranaense. O Evtea é um grande passo para concretizar esse sonho do noroeste do Paraná”, disse a ex-governadora do Paraná.

A conselheira agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e ao diretor-geral da Itaipu, almirante Anatalício Risden, pela sensibilidade em atender a demanda paranaense. “Os investimentos que vem sendo feitos por Itaipu no Paraná geram empregos, renda e vão gerar um grande impacto na economia de todo Estado”.

Cida foi uma das articuladoras do projeto. Há cerca de um ano participou de uma reunião com a diretoria da Itaipu e representantes da Sociedade Civil Organizada do Paraná (Socipar) para debater o projeto.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile