Com a confirmação da morte encefálica da menina Geovana dos Santos Wilczeski, a família confirmou que os órgãos dela seriam doados. Pelo menos sete pessoas poderão ser beneficiadas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
Geovana, de 10 anos, foi atingida na cabeça por um disparo de arma de fogo na madrugada da última segunda-feira, 22, quando brincava em uma loja de conveniência em Ponta Grossa.
No momento em que a menina brincava com a filha da dona da loja, dois homens passaram em uma motocicleta e tentaram alvejar um homem que estava na conveniência, acabando por acertar Geovana na cabeça.
Ela permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa e teve a morte cerebral confirmada na tarde de sexta-feira, 26.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram doados os dois rins, fígado, coração e as córneas. A captação dos órgãos foi na manhã deste sábado.
As valvas cardíacas, que poderão ajudar até duas pessoas, e as córneas foram encaminhadas para os bancos de tecido para processamento e avaliação. Em seguida, elas serão distribuídas para os receptores.
O fígado foi enviado para um receptor de outro Estado e os rins estão aguardando um exame de compatibilidade.
As investigações da Polícia Civil levaram à prisão de dois homens e apreensão de um adolescente na quinta-feira. Segundo a polícia, um dos homens é o responsável pelos tiros.
Veja também