Órgãos de Geovana, menina que foi baleada na cabeça, podem beneficiar até sete pessoas

Geovana dos Santos Wilczeski, menina que levou tiro na cabeça

Geovana dos Santos Wilczeski estava internada desde segunda-feira e teve morte encefálica confirmada nesta sexta-feira Foto: Redes sociais

Com a confirmação da morte encefálica da menina Geovana dos Santos Wilczeski, a família confirmou que os órgãos dela seriam doados. Pelo menos sete pessoas poderão ser beneficiadas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Geovana, de 10 anos, foi atingida na cabeça por um disparo de arma de fogo na madrugada da última segunda-feira, 22, quando brincava em uma loja de conveniência em Ponta Grossa.

No momento em que a menina brincava com a filha da dona da loja, dois homens passaram em uma motocicleta e tentaram alvejar um homem que estava na conveniência, acabando por acertar Geovana na cabeça.

Ela permaneceu internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa e teve a morte cerebral confirmada na tarde de sexta-feira, 26.

Segundo a Secretaria de Saúde, foram doados os dois rins, fígado, coração e as córneas. A captação dos órgãos foi na manhã deste sábado.

As valvas cardíacas, que poderão ajudar até duas pessoas, e as córneas foram encaminhadas para os bancos de tecido para processamento e avaliação. Em seguida, elas serão distribuídas para os receptores.

O fígado foi enviado para um receptor de outro Estado e os rins estão aguardando um exame de compatibilidade.

 

As investigações da Polícia Civil levaram à prisão de dois homens e apreensão de um adolescente na quinta-feira. Segundo a polícia, um dos homens é o responsável pelos tiros.

 

Veja também

Sair da versão mobile