IMPRESSO
O Maringá
CLASSIFICADOS
  • HomeM
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
  • Colunas
  • Obituário
  • Publicações Legais
  • HomeM
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
  • Colunas
  • Obituário
  • Publicações Legais
Sem resultado
Ver todos os resultados
O Maringá
Sem resultado
Ver todos os resultados

Home Últimas Notícias Paraná

Paraná: Segue para sanção projeto que cria diretrizes de combate à depressão e ao suicídio nas escolas

Projeto de lei 62/2020 estabelece instruções para a valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná.

por Redação O Maringá
22 de abril de 2022
no Paraná
combate à depressão e ao suicídio nas escolas

Foto: Ilustrativa

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão ordinária da terça-feira dia (19) a redação final da proposta que visa combater a depressão e o suicídio nas escolas paranaenses. Com isso, o projeto de lei 62/2020, que cria diretrizes para a valorização da vida nas Instituições de Ensino no Estado do Paraná, segue para sanção, ou veto, do Poder Executivo.

A proposta assinada pelo deputado Paulo Litro (PSD), determina o fornecimento de indicadores e informações básicas à comunidade escolar a respeito de situações que caracterizem suicídio, automutilação e depressão; a prestação de orientações especializadas às equipes técnico-pedagógica e docente; e a realização de ações para a solidificação de valores no desenvolvimento psicossocial dos estudantes.

A matéria ainda visa proporcionar estratégias preventivas para solucionar conflitos, utilizando-se da interação com o meio para intermediar e superar as situações de risco; e fortalecer o vínculo entre professores e alunos, com momentos de reflexão que favoreçam a boa convivência, o crescimento das relações interpessoais, o respeito mútuo, o acolhimento das diferenças e o exercício da comunicação.

“Especialistas afirmam que os alunos atingidos têm uma dura realidade de abuso físico e sexual, maus-tratos, separação parental, ciclo familiar instável e condições sociais desfavoráveis. Além disso, não possuem noção real da vida e não conseguem se defender de alguma situação de perigo”, destaca Litro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens e no Brasil o Ministério Público apontou que, no período de uma década, apresentou um crescimento de 40% na taxa de suicídios entre crianças de 10 a 14 anos e de 33,5% para jovens de 15 a 19 anos.

“São números que não podem ser ignorados e que exigem do Poder Público iniciativas que oportunizem apoio e condições favoráveis para o desenvolvimento social, psicológico, físico e intelectual dos estudantes”, afirma o autor na justificativa do texto.

Leia mais em: Notícias Paraná

combate à depressãocombate à depressão e ao suicídio nas escolascombate ao suicídiocombate ao suicídio nas escolasDestaqueNotícias ParanáParaná
AçãoTweetAçãoSend

Notícias Relacionadas

Paraná mais verde

Paraná mais verde: Aplicativo facilita o acesso de pessoas e empresas para solicitação gratuita de mudas de plantas nativas

Portos

Paraná: Portos devem receber cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos nos próximos anos

Início de temporada do frio não afetou algumas lavouras do Paraná segundo o Deral

Frio espanta doadores e Hemepar faz apelo em todo o Paraná

CCJ aprova projeto que institui Lei Orgânica da Polícia Científica do Paraná

Paraná realiza hoje um esforço de empregabilidade LGBTQIA+ nas Agências do Trabalhador

Após sucessivas quedas na taxa de desocupação, Paraná se aproxima de alcançar o “pleno emprego”

Assembleia Legislativa do Paraná aprova projeto que proíbe piercing e tatuagens em animais em todo o Estado

  • Impresso
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Publicações Legais
  • Quem Somos

Editora Dia a Dia – O Maringá

CNPJ: 31.722.654/0001-52
ENDEREÇO: Travessa Guilherme de Almeida, 36
Condomínio Hermann Lundgren, Sala 1101 Andar 11, Zona 1 CEP: 87013-150
(44) 3305-5461

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Maringá
  • Região em Destaque
    • Floresta
    • Itambé
    • Mandaguaçu
    • Mandaguari
    • Marialva
    • Paiçandu
    • Santa Fé
    • Sarandi
    • Umuarama
  • Policial
  • Economia
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Colunas
  • Obituário
  • Classificados
  • Jornal Impresso
  • Outros
    • Publicações Legais
    • Política de Privacidade
    • Fale Conosco
    • Quem Somos