Verão Maior leva mais saúde, segurança e diversão às praias do Paraná

As praias de água doce da região de Porto Rico também estão incluídas no programa para este verão

Operação Verão

O Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea. Foto: Gilson Abreu/AEN

A Costa Noroeste do Paraná foi incluída na programação do Verão Maior Paraná, lançada neste sábado em Caiobá pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD). Assim, as prainhas de água doce terão reforço na segurança e recreação em Porto Rico e Porto São José. O governo do Estado investe R$ 80 milhões na operação, que conta, ainda, com estruturas de lazer, limpeza das praias, melhoria no atendimento de saúde e uma intensa programação cultural, com shows, teatro, circo e cinema ao ar livre.

 

“É uma alegria lançar o Verão Maior Paraná, que está com cara nova e traz uma estrutura totalmente diferenciada para que este seja o verão das famílias paranaenses, com muitos eventos do esporte, grandes shows no Litoral, além de uma estrutura reforçada na área de segurança pública e de saúde”, disse Ratinho Junior.

 

“Foi realizado todo um planejamento para atender os veranistas que vêm se divertir com suas famílias e dar apoio aos moradores do Litoral, que aproveitam a temporada para melhorar a sua renda”, completou.

 

O coordenador do Verão Maior, Helio Wirbiski, explicou que o governo está há seis meses planejando a operação, que retoma com força após dois anos de pandemia. “Há um reforço em todas as áreas, desde a coleta de lixo, infraestrutura, ferry boat, saúde e segurança”, disse. “Tudo o que faremos em termos de entretenimento e lazer estará à disposição dos veranistas que vêm passar o verão conosco. A maior estrutura é a de segurança, porque queremos que o Litoral do Paraná seja exemplo para o Brasil”.

 

Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral. Também foram disponibilizadas 800 viaturas, equipadas com dispositivos inteligentes, dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil, além de veículos utilitários multitarefa (UTV), diciclos e barcos para atender todo o Litoral.

 

“É uma operação muito complexa, mas, ao mesmo tempo, muito importante porque é a oportunidade de as forças de segurança estarem muito próximas das famílias paranaenses para trazer tranquilidade em seu período de lazer”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita. “Teremos novas viaturas para o patrulhamento na areia e no calçadão, com uma presença muito grande das polícias e do Corpo de Bombeiros, que chegam com novas tecnologias para atender o Litoral e o Interior”.

 

PM mais presente em todas as praias

 

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira, ressaltou o trabalho ostensivo que será prestado durante a temporada. “Investimos bastante no policiamento de proximidade, com módulos móveis para dar informações e orientar as pessoas, temos os veículos para andar nas praias, com os UTVs, e os diciclos que facilitam o patrulhamento no calçadão e nas ciclovias sem pôr em risco a vida das pessoas”, explicou.

 

“Teremos, também, o reforço no patrulhamento marítimo, com cinco embarcações na orla, e também aéreo, com os helicópteros que farão inclusive sobrevoos noturnos”, reforçou.

Os salva-vidas estarão mais presentes em todas as praias do litoral e de água doce Foto: Leonardo Sguarezi/AEN

“A expectativa da Polícia Civil do Paraná é que tenhamos um período de férias tranquilo. Contamos com equipes especializadas em todas as unidades do Litoral e da Costa Noroeste do Estado para trazer mais segurança e proximidade com a população paranaense”, disse o coordenador do Verão Maior pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas.

 

O Corpo de Bombeiros montou 92 postos na orla litorânea, e conta também com guarda-vidas atuando nas praias de água doce do Paraná, na região de Porto Rico. “É importante que a população atenda às recomendações dos bombeiros, que sempre entre na água na presença dos guarda-vidas. Estamos com aproximadamente 700 profissionais e, também, com uma aeronave exclusiva para atender afogamentos e dar suporte pré-hospitalar aos acidentes de trânsito”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. “Estamos preparados para bem atender e salvar vidas”.

Sair da versão mobile