Paraná Mais Cidades apresenta os programas do governo para modernização das administrações municipais

Paraná Mais Cidades vai falar também sobre Defesa Civil

Diante dos eventos climáticos que têm atingido todo o estado, o workshop sobre prevenção e gerenciamento de desastres e estruturação da Defesa Civil nos municípios Foto: Defesa Civil

Prefeitos de todo o Paraná, por meio das associações de municípios, estão se organizando para participar, na quarta, 12, e quinta-feira próximas, em Foz do Iguaçu, do Paraná Mais Cidades, evento organizado pelo governo do Estado com o objetivo de modernizar a gestão pública e fortalecer a parceria entre municípios e o Estado.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) ministrará a palestra de abertura no Rafain Palace Hotel & Convention e seus secretários permanecerão durante todo o evento, alguns participando como palestrantes, mas todos permanecendo à disposição dos prefeitos para esclarecimentos sobre os programas de governo para os municípios.

Minha Página AMP

O encontro de prefeitos objetiva apresentar as ações do Estado e impulsionar novas parcerias, principalmente diante da renovação das administrações municipais.

O Paraná Mais Cidades vai oferecer palestras e workshops para capacitar agentes públicos, além de uma Feira de Serviços em que os participantes terão a oportunidade de interagir diretamente com as Secretarias de Estado e representantes de órgãos como a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública e Sistema S. Essa estrutura promove uma agenda completa de contatos para fortalecer a eficiência na gestão pública.

Na abertura, além da palestra do governador, os participantes ouvirão Tadeu Barros, diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP) e colunista de gestão pública da Exame, que vai falar sobre DNA inovador para a Gestão, com foco na cultura organizacional.

Entre as capacitações previstas estão rodadas com a Controladoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral do Estado sobre estruturação de convênios, com Defesa Civil para capacitação e fluxos em casos emergenciais, com a Sanepar sobre universalização do esgotamento sanitário, e com técnicos da Secretaria da Fazenda sobre reforma tributária.

O workshop coordenado pela Defesa Civil estadual é um dos momentos mais aguardados pelos prefeitos e suas equipes, sobretudo pelos prefeitos eleitos pela primeira vez nas últimas eleições. Este interesse em dotar suas cidades de mecanismo para o enfrentamento de desastres deve-se a eventos climáticos que ultimamente têm afetados boa parte das cidades paranaenses.

O auditório do Rafain Convenções deverá receber cerca de 3 mil participantes do evento municipalista Foto: Divulgação

“É uma oportunidade para estreitar laços e aproximar as políticas do Estado das prefeituras. Com esse contato próximo, os gestores municipais entendem as formas de acessar novos recursos, apresentar projetos, captar financiamentos e desenvolver as suas cidades”, disse o governador Ratinho Junior.

“Essa também é uma forma de fazer um balanço da gestão, apresentar os resultados desses seis anos e reforçar que os bons números do Paraná são fruto dessa união de esforços entre Estado e prefeituras”, com,pletou.

 

 

Veja também

Sair da versão mobile