A campanha SOS RS no estado, segue a todo vapor com o população paranaense se solidarizando às pessoas vítimas da maior tragédia no estado do Rio Grande do Sul devido às chuvas e alagamentos por centenas de cidades.
Até ontem, 17 de maio o Paraná reuniu 11,5 mil toneladas de ajuda humanitária e já enviou ao estado gaúcho 8,4 mil toneladas em mais de 450 caminhões. O volume total de donativos contabiliza alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza doados em todas as cidades paranaenses.
De acordo com a coordenação do SOS RS, a prioridade no momento são alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. Os mantimentos estão atendendo, principalmente, famílias que ainda estão desalojadas ou em abrigos. Em todo o Rio Grande do Sul, mais de 650 mil pessoas que estão fora de suas casas.
As entregas ocorrem de forma constante e saem a partir de centros de distribuição. Elas estão recebendo escoltas especiais da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e guardas municipais.
A campanha segue até o dia 22 de maio. As entregas podem ser feitas em unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, sedes do Instituto Água e Terra e espaços da Secretaria da Cultura.
O Governo do Estado enviou também viaturas, caminhões-tanque, embarcações e helicópteros para o Rio Grande do Sul, que estão sendo usados em diversas frentes de trabalho, além de bolsas de sangue, medicamentos, profissionais de outras áreas e técnicos da Defesa Civil.
Em Maringá as pessoas podem levar os produtos e itens no 5º Grupamento de Bombeiros, localizado na Rua Benjamin Constant, 93, na Zona 7 e ajudar às famílias de mais de 150 cidades do Rio Grande do Sul.