APP-Sindicato relata problemas em escolas estaduais no início do ano letivo

APP-Sindicato diz que aulas foram iniciadas com problemas em escolas, como falta de professores

Segundo a APP-Sindicato, as aulas foram iniciadas antes da solução de vários problemas, como falta de professores Foto: Arnaldo Neto

O início do ano letivo no Paraná acontece com falta de professores e de outros funcionários em várias escolas e problemas na distribuição de aulas, segundo denunciou nesta quarta-feira, 5, o Sindicato dos professores e funcionários de escolas do Paraná, a APP-Sindicato.
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A entidade encaminhou nota à imprensa em que cita que foi contactada pela comunidade escolar relatando problemas que poderiam ser sido resolvidos antes do reinício das aulas. Um dos problemas citados é a falta de contratação dos servidores admitidos temporariamente pelo
Processo Seletivo Simplificado (PSS).
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Segundo o sindicato, a situação traz incerteza para toda a equipe pedagógica e uma grande preocupação para a comunidade escolar, que não sabe como serão os primeiros dias de aula. 
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A entidade recebeu informações também sobre falta de professores e funcionários em várias escolas. Algumas instituições que foram terceirizadas recentemente ainda não teriam apresentado diretor pedagógico e diretor auxiliar.
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Tão logo circulou a nota da APP-Sindicato, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) se manifestou por meio de nota, informando que acompanha de perto as distribuições de aulas. Leia na íntegra:

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“A Secretaria de Estado da Educação (Seed) está acompanhando todo o processo de distribuição de aulas e ressalta que a orientação para os Núcleos Regionais de Educação (NREs), responsáveis pelas inscrições e preenchimento de cadastros no sistema, sigam rigorosamente o que está previsto no Edital, e esclarece que todas as convocações e entregas de documentos são públicas. A Secretaria afirma ainda que mantém permanente diálogo com o Instituto Consulplan que, por sua vez, garante que todos os recursos apresentados dentro do prazo foram analisados. É de competência do Consulplan também a organização das etapas referentes a prova escrita, didática e de títulos, e foi estipulado um prazo para recursos nas etapas do Processo, com retornos a todos os candidatos a respeito das análises. A Seed estabelece apenas o período de inscrição, cabendo a cada NRE organizar a distribuição de aulas de acordo com o número de professores a serem chamados, podendo ajustar o cronograma de acordo com as necessidades. Por fim, ao longo de duas semanas, foram distribuídas aulas para mais de 60 mil professores e as reclamações recebidas foram pontuais e dizem respeito a professores que, infelizmente, por ausência de documentação prevista no Edital de seleção, não puderam ser convocados.”

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