Projeto das universidades estaduais do Paraná concorre em premiação nacional de boas práticas de gestão pública

boas práticas em gestão pública

O trabalho do Projetek, o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, é oferecido aos gestores públicos do Paraná Foto: Seti

O Paraná é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade 2024, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização da sociedade civil que atua para mobilizar lideranças engajadas na solução de desafios sociais por meio de boas práticas em gestão pública. O Governo do Paraná concorre à premiação com o Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo (Projetek), um programa estratégico desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das sete universidades estaduais.

Os vencedores da premiação nacional serão anunciados durante a cerimônia de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2024, previsto para acontecer em 21 de agosto, em Brasília. O Paraná disputa um dos três primeiros lugares da classificação com Minas Gerais, do Sudeste do Brasil; Goiás e Mato Grosso do Sul, do Centro-Oeste; e Maranhão e Pernambuco, da região Nordeste.

O Projetek tem como objetivo atender demandas para elaboração de projetos de obras públicas de pequenos municípios paranaenses com até 30 mil habitantes. A carta de serviços abrange desde a infraestrutura urbana, como drenagem e pavimentação de ruas, a empreendimentos voltados aos serviços básicos para a população, a exemplo de creches, escolas e postos de saúde.

Os escritórios acadêmicos estão inseridos numa política pública de estado, a Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que é liderada pela Seti para incentivar a integração entre o governo, as universidades, o setor produtivo empresarial e a sociedade. As unidades da Ageuni estão nas instituições estaduais de ensino superior para apoiar iniciativas de pesquisa e cooperação com empresas, cooperativas, startups, municípios e organizações do terceiro setor, além de instituições de pesquisa científica e tecnológica.

Os gestores públicos que buscam atendimento nas unidades do Projetek contam com as ferramentas mais avançadas da área da construção civil, com projetos arquitetônicos, elétricos e hidrosanitários desenvolvidos em BIM, de forma integrada e simultânea. A metodologia de trabalho é baseada em processos colaborativos e multidisciplinares, com profissionais de diferentes campos da Engenharia e da Arquitetura e Urbanismo. Com informações precisas, os projetos em BIM possibilitam economia para as obras, evitando retrabalhos e desperdício de materiais.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o Projetek alia experiência prática e aprendizado aplicado a serviço da comunidade. “Os escritórios acadêmicos permitem que os estudantes apliquem o conhecimento teórico adquirido em sala de aula em projetos reais com impacto direto na comunidade local, fator essencial para consolidar o aprendizado na prática e desenvolver as habilidades técnicas necessárias as carreiras profissionais”, explica.

Os escritórios do Projetek estão instalados nos câmpus das universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os ambientes estão estruturados com equipamentos e softwares necessários para a produção dos projetos.

Sair da versão mobile