Rimel, um projeto para conectar a música do Paraná e a de Portugal

A rede internacional pretende estender o alcance da música produzida nos dois países e fomentar o intercâmbio musical por meio de plataforma on-line

rimel

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A conexão entre a música brasileira e a música portuguesa é secular, mas ainda há espaço para fortalecer este vínculo. Com o objetivo de aproximar a produção musical de Brasil e Portugal, a Rede Internacional de Música Entre Lugares (Rimel), projeto realizado pelo Festival Demo Sul e idealizado pelo produtor Marcelo Domingues, propõe a curadoria, pesquisa e mapeamento do universo da música independente produzida nestes dois territórios. Por meio de workshops on-line em formato de conferências virtuais, com produtores, bandas e demais artistas cadastrados em uma plataforma, o projeto pretende criar uma estrutura base para promover a circulação e internacionalização destes cenários musicais.

Os artistas interessados em participar devem preencher o formulário disponível no link https://bityli.com/zffowj até 30 de dezembro de 2022.

 

Fases

 

Idealizada nas Caldas da Rainha, cidade portuguesa do distrito de Leiria localizada a 90 quilômetros ao norte de Lisboa e local onde o produtor Marcelo Domingues atualmente se encontra radicado, a Rimel estruturou a execução do seu projeto de mapeamento em duas fases. A primeira engloba a reunião de informações sobre estes cenários musicais a partir de duas fontes essenciais: um formulário on-line, de hoje a 30 de dezembro,  e o envio de documentação dos artistas cadastrados, de 1º de janeiro a 20 de fevereiro de 2023.

O produtor Marcelo Domingues está vivendo em Portugal, o que facilita promover a conexão com a música além-mar Foto: Arquivo

 

Para difundir o projeto, o formulário dos artistas cadastrados será enviado a vários parceiros e canais de divulgação a fim de se comunicar com o público-alvo de forma direta e personalizada.

 

A segunda fase do mapeamento musical do Rimel iniciará um conjunto de atividades e projetos para documentar, conservar e aplicar as informações reunidas para auxiliar as cenas musicais destes dois territórios a criarem conexão entre si; fortalecerem iniciativas que estimulem o intercâmbio musical; e contribuírem para circulação dos músicos paranaenses e portugueses de modo territorial e internacional. Nesta fase, um conjunto de workshops, em formato de conferências virtuais, com produtores, bandas e demais artistas cadastrados na plataforma, será programado com os objetivos de catalogar e disponibilizar a produção musical em uma plataforma virtual; organizar um banco de dados e pesquisa sobre estes cenários; identificar gêneros musicais representativos e em quais cidades há maior concentração de trabalhos independentes autorais; apresentar para ambos os países a produção musical dos artistas mapeados e estimular o network e o intercâmbio de apresentações.

 

A Rede Internacional de Música Entre Lugares tem como parceiros a Alma Londrina Rádio Web, Festival Demo Sul, Feira Internacional da Música do Sul (FIMS), Festivais Brasileiros Associados (FBA) e Folha de Londrina.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile