Notícias em Destaque
Parque Alfredo Nyfeller ganha academias, reurbanização e novo portal
Promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, uma reunião realizada ontem pela manhã na Prefeitura de Maringá colocou em contato direto o prefeito Roberto Pupin, secretários e representantes de grandes empresas que estão juntas com o município em projetos ambientais. O objetivo central é reinaugurar em novembro um Parque Alfredo Nyfeller transformado em mais uma referência para o maringaense.
Para o prefeito Roberto Pupin o parque será também um dos melhores espaços públicos da região, um presente para a população de seu entorno: “Um espaço de lazer e contemplação beneficiando diretamente cerca de 100 mil pessoas. Agradecemos a parceria importante do Condor Super Center, da Unimed e da construtora A.Yoshii que colaborarão com o projeto”.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Umberto Crispim de Araújo, responsável pela articulação que atrai empresas e entidades para que participem das iniciativas ligadas à área ambiental, política de meio ambiente não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas de toda a sociedade organizada em prol do maior bem comum do planeta.
Desde que assumiu a pasta, Crispim já conseguiu implantar um posto permanente da Guarda Municipal para proteção dos frequentadores do parque, revestimento asfáltico em uma faixa do piso de paralelepípedos em torno do lago (1.100 metros) para que as pessoas possam correr ou andar com maior conforto e segurança, total recuperação do alambrado que cerca a reserva, reforma e ampliação do número de sanitários, inclusive com troca de vasos e pias.
O secretário elogia as empresas parceiras e explica que os próximos objetivos, até novembro, são a urbanização da área de entrada (Rua Bogotá) com implantação de academias ao ar livre: Academia da Terceira Idade (ATI) e Estação Saúde, além de um grande e diferenciado portal que contará inclusive com duas guaritas.
Também pretende, em fase posterior, implantar uma ciclovia e um restaurante: “Revitalizado o parque será muito mais frequentado e motivo de orgulho para os maringaenses. E estamos conseguindo essa conquista graças ao apoio ágil e concreto dos parceiros da iniciativa privada”.
Para Aliceu Darci Brambilla (diretor de Patrimônio em Curitiba) e Fábio Luiz Michelle (engenheiro) o Condor está honrado em poder participar de uma obra importante para a cidade e em benefício da população. Para o gerente Luiz Rogério Venturini e a advogada Denilce Nalin, da A.Yoshii a empresa fez questão de ser parceira do projeto pelos benefícios que representa, pela seriedade e transparência apresentados pelo poder público.
Para Tatiane Decol, representante do presidente Daoud Nasser, a Unimed já é parceira da prefeitura em outras iniciativas que visam a saúde popular e não iria ficar fora desse trabalho de revitalização do Parque Alfredo Nyfeller.
Horácio Raccanello
Na reunião também foi apresentado para o prefeito Roberto Pupin e parceiros, um projeto que visa a implantação de floreiras na Avenida Horácio Raccanello. “Assumi o compromisso de colocar mais verde na avenida e sem condições para o plantio de árvores por causa do túnel ferroviário serão instaladas floreiras”, adiantou Pupin.
O prefeito agradeceu as empresas pela parceria no projeto. “A comunidade sempre cobrou melhorias no Parque Alfredo Nyffeler, um local muito bonito que agora vai se transformar em uma área à altura de Maringá graças ao apoio de vocês”. A revitalização do parque, de acordo com Pupin, cumpre o compromisso de manter Maringá uma cidade sustentável.
Além da revitalização do Parque Alfredo Nyffeler, o município está investindo na implantação de um parque ecológico de 100 alqueires na Cidade Industrial, na proteção dos fundos de vale e na recuperação do Horto Florestal, junto com outros projetos na área. Segundo o prefeito, essa preocupação com o meio ambiente reflete diretamente no índice social e econômico do município, fator de atração de investimentos.
Pupin lembrou que hoje Maringá é conhecida em todo o Brasil graças às ações inovadoras em todas as áreas, inclusive no meio ambiente. “Onde vamos as pessoas já ouviram ou conhecem algo de Maringá e isso é muito positivo para nossa cidade”, afirmou, lembrando que a divulgação nacional da Cidade Industrial de Maringá está atraindo o interesse de investidores internacionais.
Italianos e espanhóis com interesse em investir no Brasil já entraram em contato para conhecer Maringá. “Recebemos também grupos de gestores públicos, investidores e empresários de várias regiões do País interessados em conhecer nossos projetos e a participação da sociedade civil nos assuntos de interesse da comunidade”, citou.
Outro fator de desenvolvimento, citou o prefeito, é o Cidade Industrial de Maringá, que vai abrigar mais de 400 empresas e o Tecnoparque, com empresas de tecnologia. “Já garantimos através do Tecpar um laboratório para produzir medicamento biológico de ponta, e estamos negociando com outras empresas de tecnologia apresentando nosso polo educacional como potencial fornecedor de mão de obra”, lembrou Pupin.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá