Notícias em Destaque
Parque do Ingá ganha novo portal
A Secretaria de Meio Ambiente inaugurou nesta sexta-feira (11) o novo Portal do Parque do Ingá. A entrega da obra contou com a participação do vice-prefeito Claudio Ferdinandi, do secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, secretários municipais, representantes da Unimed Maringá, Polícia Ambiental, 9ª Subdivisão Policial, servidores municipais e comunidade.
Com investimento de R$ 273 mil do Governo Federal e formado por dois arcos – que se alongam por uma distância de 13 metros – executados com madeira laminada de reflorestamento (Pinus Oocarpa), o portal tem 6 metros de altura no ponto mais elevado. Um conjunto de tirantes sustenta a 3 metros de altura, uma cobertura retangular (largura de 2,20 metros e comprimento de 12 metros) feita em policarbonato alveolar fumê.
Outros detalhes do portal: a destinação exclusiva para pedestres (os veículos terão passagem ao lado) e a substituição dos paralelepípedos atuais por piso de cimento, de modo a facilitar o trânsito principalmente de crianças e idosos.
Um dos destaques da obra é a leveza do novo conjunto do portal, de aspecto muito natural para atrair os visitantes para que entrem no parque, ao mesmo tempo em que prioriza total visão das árvores, da natureza presente no parque.
O vice-prefeito Claudio Ferdinandi, representando o prefeito Roberto Pupin, parabenizou os idealizadores do projeto e elogiou a atuação do secretário Umberto Crispim. Este portal fará parte do meu cartão de visita e possui uma beleza proporcional a que vemos em outras obras arquitetônicas pelo mundo destacou.
Hoje é um dia marcante na história do Parque do Ingá, que começou em 1943 com o planejamento da Companhia Melhoramentos, e inaugurado em 1970 na gestão do prefeito Adriano Valente. Este portal é resultado da parceria do Governo Federal e de diversas secretarias municipais. Se antes a prioridade era educação, saúde e segurança, hoje temos de levar em consideração também as políticas de meio ambiente, destacou o secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim.
Crispim também ressaltou que as políticas ambientais devem ser prioridade e destacou as ações que a Secretaria realiza. Nos últimos meses foram realizados o plantio de mais de 50 mil árvores nativas e frutíferas, soltura de mais de 500 mil peixes, recuperação de fundos de vale, dos parques e trabalho de educação ambiental com palestras em escolas e empresas, afirmou.
A arquiteta da Prefeitura de Maringá, Amanda Cibinello, que junto com os arquitetos do município Esdras Miranda e Rodrigo Pupin desenvolveu o projeto, agradeceu pela oportunidade de realizar o trabalho. Sabíamos que era uma grande responsabilidade, pois o Parque do Ingá é um dos cartões-postais da cidade. Eu não sou de Maringá, mas lembro que na infância vinha com meus pais para o Parque. O projeto foi elaborado com muito carinho, sendo um belo exemplo de sustentabilidade, destacou.
O presidente da Unimed Maringá, Daoud Nasser, lembrou da honra em participar de ações da administração municipal, especialmente relativas ao meio ambiente. O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, é um grande trabalhador e vamos prosseguir com as ações de educação ambiental realizada em Maringá em região, ressaltou.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá