Notícias em Destaque
Parque do Ingá reativa Museu Biológico
O Parque do Ingá reativou nesta sexta-feira (16) o Museu Biológico que fica no interior da reserva e conta com uma exposição de fungos, vegetais, insetos, exemplares da flora e fauna, rochas e pegadas de animais em gesso.
O objetivo é que os visitantes possam conhecer um pouco da biologia com as peças educativas. O museu fará parte dos projetos de educação ambiental do parque. As visitas ao local serão inseridas na programação das trilhas interpretativas.
O projeto de reativação foi desenvolvido pelo estagiário do Parque do Ingá, Leandro Vicente Godinho, em forma de trabalho de conclusão da graduação em Ciências Biológicas do Unicesumar, sob a orientação da doutora Anna Christina Faria, bióloga do Parque do Ingá.
A solenidade de reativação do museu contou com alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, que participaram da primeira visita guiada no museu, estagiários e servidores da Secretaria de Meio Ambiente.
Entre as autoridades presentes, destaque para a participação do secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, do ouvidor do município, Antônio Carlos Bastiani, do diretor da Secretaria de Saneamento, Edvaldo Hereceki, do coordenador do curso de Ciência Biológicas do Unicesumar, Rômulo Berhend, e do diretor do Colégio Estadual Tancredo Neves, Assis Boffi.
Sensibilização
O idealizador do projeto de reativação do museu, Leandro Vicente Godinho, explicou que atualmente crianças e jovens visitam muito mais shoppings do que reservas florestais e precisam ser sensibilizados para a educação ambiental.
O museu será um espaço onde estudantes poderão conhecer desde organismos mais simples aos mais complexos e entenderem a importância de pequenas ações como descarte de resíduos e reciclagem que são importantes para a natureza. A ideia não é culpabilizar a criança por jogar um lixo na rua, mas poder ter um sentimento de coletividade e preocupação com o meio em que vivem, disse Godinho.
O coordenador do curso de Ciência Biológicas do Unicesumar, Rômulo Berhend, parabenizou os responsáveis pela reativação do museu e ressaltou a importância do espaço. Tornar realidade uma ideia exige muito trabalho e esforço e a reativação do museu mostra isso. No museu, os alunos entenderão que cada ser vivo tem uma função na natureza, ressaltando a responsabilidade do homem que deve cuidar desse planeta que em 2100 tem a estimativa de ter entre 12 a 14 bilhões de habitantes com os mesmos recursos naturais, entre eles a água e outros alimentos.
A bióloga do Parque do Ingá, doutora Anna Christina Faria, lembrou que para que o museu fosse construído foram fundamentais a participação de várias entidades e pessoas. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Unicesumar, UEM, SOS Animal – empresa que doou aquários, do funcionário Ernesto, o Tecão, que fez toda a pintura e acabamentos com detalhes e todos os estagiários que estão conosco e àqueles outros que trabalharam no parque e hoje são biólogos e profissionais de outras áreas.
Preservação
O secretário de Meio Ambiente, Umberto Crispim, agradeceu a participação do Colégio Tancredo Neves que sempre está presente nas várias ações de educação ambiental da secretaria e parabenizou a equipe do Parque do Ingá.
É fundamental os estudantes terem essa interação com a natureza e isso deve ocorrer desde a educação infantil e fazendo parte também da vida dos acadêmicos. O museu será fundamental também para a população compreender outras questões como o combate ao vandalismo que acontece dentro do parque. Basta andar um pouco pela reserva e ver inúmeras placas pichadas. Recentemente o Observatório das Metrópoles premiou a Prefeitura de Maringá como a primeira cidade do Paraná em bem-estar social e isso nos orgulha e motiva a fazer um trabalho que possa perdurar ao longo de várias gerações porque o Parque do Ingá é, com certeza, um dos cartões-postais mais bonitos da região, destacou o secretário.
Mais informações sobre o Museu Biológico do Parque do Ingá pelo telefone 3221-1889
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá