Foi assinado nesta segunda-feira, 12, o contrato para a construção da infraestrutura do Parque Tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá.
O terreno de 100 mil metros quadrados (doado pela Prefeitura de Maringá) vai receber as obras que incluem o asfaltamento, o cercamento da área e a construção de prédio administrativo e central de utilidades, entre outras edificações.
“O novo parque tecnológico vai levar ainda mais desenvolvimento para Maringá”, destacou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.
O secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros esteve presente e salientou que este é o início de uma operação que visa construir a base física para as indústrias de medicamentos biológicos instaladas em Maringá. “Vamos iniciar primeiro com dietoterápicos, mas, ao final, também queremos produzir medicamentos biológicos e contribuir com a solução da demanda de importação muito grande que nós temos hoje no Brasil desses medicamentos”.
“É a criação de mais um parque tecnológico da área de saúde instalado numa região de Maringá, que já tem expertise e que vocação para o desenvolvimento de temas relacionados à área de saúde”, destacou o diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Jamil Abdanur Júnior.
A empresa vencedora, a Sial Construções Civis apresentou o menor valor para a execução das obras, cujo investimento será de R$ 22,9 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para o financiamento de projetos em áreas estratégicas do Paraná.
A previsão é que a obra seja executada em até dois anos.