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Patrulha do Som realiza ações integradas contra poluição sonora
Desde a retomada da Patrulha do Som, em fevereiro deste ano, as ações integradas funcionam regularmente em qualquer período do dia contra a poluição sonora. Para realizar a denúncia é necessário ligar na Ouvidoria Municipal (156) ou Guarda Municipal (153) e se identificar na ligação.
O decibelímetro, medidor que afere o nível de pressão sonora, é utilizado para constatar irregularidades quanto ao limite de decibéis toleráveis (no período diurno é permitido 55 decibéis e no noturno, das 20 às 6 horas, é permitido 45). A medição é feita 5 metros de distância ou no quintal da casa do reclamador.
Em casos de irregularidades, são feitas notificações. Aos reincidentes, a multa vai até R$ 2.500, além da apreensão do aparelho de som. As operações são intensificadas nos finais de semana para atender as demandas.
O guarda municipal, Enrique Manuel Bittencourt, explica as ligações são recebidas de segunda a segunda, com mais intensidade fim de semana e nos períodos noturnos. No geral, estamos conseguindo fazer os atendimentos conforme as demandas, afirma.
A Patrulha do Som é integrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (sema), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM).
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Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá