Plano Mata Atlântica de Maringá é destaque em concurso de Sustentabilidade

Notícias em Destaque

Plano Mata Atlântica de Maringá é destaque em concurso de Sustentabilidade

    A Prefeitura de Maringá está disputando um prêmio no Concurso de Artigos sobre Iniciativas de Estímulo à Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM). A iniciativa pública cadastrada para concorrer foi o projeto Corredores da Biodiversidade. Mesmo não concorrendo ao prêmio, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica está em destaque no site do concurso – www.portaldodesenvolvimento.org.br/concurso.
    O objetivo é valorizar exemplos bem-sucedidos de políticas públicas, no âmbito dos municípios, que estimulem o desenvolvimento local e contribuam para o crescimento sustentável, com distribuição da renda. O concurso também incentiva a formulação de ações para que as Micro e Pequenas Empresas – situadas ou com atuação no território do Município – utilizem-se de processos sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e econômico.
    Um dos tesouros ambientais mais ameaçados no planeta, a Mata Atlântica ganhou proteção em Maringá, com o Plano Municipal de Conservação e Recuperação, que prevê desde o cercamento e a sinalização das áreas protegidas até a elaboração de Caderno de Incentivos e Alternativas Econômicas para Zonas Produtivas com Restrições. Ações como essa estão no foco do Concurso de Artigos sobre Iniciativas de Estímulo à Sustentabilidade nas Micro e Pequenas Empresas, aberto até 1º de dezembro.
    Na cidade as iniciativas ambientais são reforçadas por parcerias para estudos e pesquisas científicas com instituições públicas, privadas e ONGs. De acordo com a bióloga e gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Anna Cristina Soares, Maringá foi o segundo município do país a elaborar um plano que aproveita a Lei Federal em defesa da Mata Atlântica, fortalecendo a imagem de cidade sustentável. “São 19 parques no perímetro urbano e o Plano Mata Atlântica abrange todos os parques e fundos de vales locais”, explica.
    A bióloga ainda acrescenta que os esforços incluem, por exemplo a formação de corredores de biodiversidade e replantio das matas ciliares e da Reserva Legal Degradada, assim como a elaboração de planos de drenagem urbana e de recuperação de mananciais.
    O resultado do concurso será publicado nos sites da Confederação Nacional de Municípios (www.cnm.org.br) e do Sebrae (www.sebrae.com.br) a partir de 30 de abril de 2013. A solenidade de premiação será realizada em Brasília.

Minha Página AMP

Serviço
    Mais detalhes: www.portaldodesenvolvimento.org.br/concurso/

Outras Notícias

[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá

Sair da versão mobile