Notícias em Destaque
Plantio de mudas no Parque Makiguti abre Semana do Rio
O plantio de 500 mudas de espécies nativas e cerejeiras no Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti, no domingo (17), abriu a programação da Semana do Rio. Até o próximo domingo, 24 de novembro, serão realizadas atividades diariamente, inclusive nas margens dos dois principais rios da região, o Pirapó e o Ivaí.
O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, participou da solenidade de abertura da Semana do Rio e do plantio de mudas, ao lado do vereador Adilson Cintra, dos secretários de Meio Ambiente, Umberto Crispim e de Assuntos Comunitários, Miguel Grilo; do responsável legal do BSGI Maringá, Celso Narimatsu; da presidente da associação de moradores do Jardim Campos Elíseos, onde está o Parque Makiguti, Elizabete Guerra, e convidados.
O secretário Umberto Crispim destacou a importância da data pela abertura da Semana do Meio Ambiente e a comemoração dos cinco anos do Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti. “A política ambiental não é de responsabilidade apenas do governo, mas de toda a sociedade e aqui estamos Prefeitura e comunidade em uma ação pela proteção do meio ambiente e a qualidade de vida”.
Crispim lembrou dos investimentos da administração do prefeito Roberto Pupin nos parques de Maringá, a exemplo do Alfredo Nyffeler, e falou da preocupação central de proteger as nascentes. “Já levamos o projeto de proteção das minas no Parque do Ingá, e aqui no Parque Makiguti onde existem cinco nascentes vamos plantar mais 500 árvores hoje”.
O secretário destacou que a Semana do Rio escolheu os dois principais mananciais da região, os rios Pirapó e o Ivaí para as ações. “Vamos plantar árvores e soltar peixes nestes dois rios, que formam nossas principais bacias da região e são a garantia de água doce para as futuras gerações”, afirmou Crispim.
Akemi Nishimori, representante do deputado federal Luiz Nishimori, parabenizou todos os envolvidos na Semana do Rio e destacou atuação da BSGI, responsável pelo Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti. “Uma organização que atuam em todo o mundo na defesa do meio ambiente e da paz, envolvendo a comunidade como vemos aqui em Maringá”.
Educação ambiental
O representante da BSGI, Ari Rogério Machado, agradeceu a parceria com a Prefeitura para a manutenção do Parque Makiguti, e entregou a vice-prefeito um pedido da entidade para a construção de um centro de educação ambiental no parque. “Para a BSGI é uma honra abrir a Semana do Rio, na data de comemoração dos cinco anos de implantação do Parque Makiguti e no Dia da SGI em Maringá”, afirmou.
O vereador Adilson Cintra parebenizou todos os envolvidos na organização das atividades, e destacou a importância da comunidade participar do plantio de árvores. Cintra representou o vereador Belino Bravin, autor da lei que criou o Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti.
O vice-prefeito, Claudio Ferdinandi, que representou o prefeito Roberto Pupin na solenidade, afirmou que mais que plantar árvores e soltar peixes, a Semana do Rio é um momento de reflexão sobre a importância da água na vida. “Somos privilegiados como falou o nosso secretário Crispim por estar em duas bacias importantes como o Pirapó e o Ivaí, e abrigar tantas nascentes, mas é preciso agir na preservação dessa água”.
Ferdinandi convidou a comunidade a participar das atividades, despertando em cada um a importância da preservação ambiental. “Queremos com essas ações da Semana do Rio despertar as pessoas para a importância de protegermos nossas nascentes, nossos rios e nossas árvores”, lembrou o vice-prefeito, contando que entre as 500 mudas plantadas no parque, parte era de cerejeira em homenagem à colônica japonesa.
Durante a abertura da Semana do Rio no Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti, a Secretaria de Meio Ambiente instaou ecopontos para a coleta de material reciclável e levou projetos desenvolvidos pela pasta. A Semana do Rio prossegue até o próximo domingo, com programação em vários locais.
Parque Makiguti
O Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti é uma área de 26.262,75m2, está localizada na Av. Tuiuti no Jd. Campos Elíseos e apresenta cinco nascentes, um vertedouro, uma quadra poliesportiva e abriga o trabalho de recuperação ambiental.
A nominação desta área como Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti, foi uma homenagem concedida pela Câmara Municipal de Maringá, através de lei da vereadora Marcia Socreppa e do vereador Belino Bravin Filho.
Desde então, os membros da Associação Brasil SGI de Maringá vem realizando em parceria com a Prefeitura, associação de moradores do bairro, além de outros parceiros, um trabalho de recuperação ambiental desta área juntamente com projetos visando uma área de educação ambiental e lazer para uso da comunidade.
No início, a primeira ação realizada foi uma pesquisa na comunidade do entorno para levantar o que sonhavam para esse espaço. Com base nessa pesquisa iniciou-se um trabalho de construção do projeto arquitetônico que desde muitos voluntários e parceiros trabalham para concretizar.
Paralelamente a esta ação, foi realizado o Projeto da Área de Preservação Permanente e se iniciaram as limpezas e plantios de mudas cedidos pela Prefeitura, foram plantadas 900 mudas. Os projetos arquitetônicos e da área de preservação permanente foram realizados por alunos e profissionais voluntários.
Desde o lançamento da pedra fundamental, em 2008, todos os meses os membros da Associação Brasil SGI realiza a limpeza e plantio no Parque, bem como atua para concretizar o projeto desta área servindo e sendo servida pela comunidade do entorno, de forma sustentável através da educação ambiental. Em 2012, concretizou-se pela prefeitura a construção da pista de caminhada e a cerca no entrono do parque, para garantir o projeto de preservação permanente da área.
Programação:
Dia 19 de novembro – terça-feira
10 horas – Soltura de 10 mil peixes no Rio Ivaí e plantio de mil mudas de espécies nativas e frutíferas em fundo de vale do Rio Ivaí. Parceria com a Prefeitura de Floresta.
Dia 20 de novembro – quarta -feira
8 horas – Plantio de espécies nativas para reposição de mata ciliar no Parque do Japão. Participação dos alunos, da Escola Municipal Oscar Pereira dos Santos e CMEI Luíza Martos Murcia Fontes.
Dia 21 de novembro – quinta-feira
9 horas – Palestra para os alunos do Col. Est. Instituto de Educação, na Câmara Municipal, com o engenheiro agrônomo e professor Tiago Ribeiro da Costa, abordando o tema “Recursos Hídricos”.
Dia 22 de novembro – sexta-feira
9 horas – Palestra para alunos do Col. Marista, na Câmara Municipal, com o Geólogo da Suderhsa, Everton Luiz da Costa Souza, apresentando o tema “Ciclo Hidrológico”.
Dia 23 de novembro – sábado
14 horas às 17 horas – Distribuição de folders e mudas frutíferas e nativas no Parque do Ingá em parceria com o Grupo Escoteiro Verde Canção. Durante todo o Parque Alfredo W. Nyfeller, Eco Ponto Itinerante de Sucatas Eletrônicas.
Dia 24 de novembro – domingo
9 horas – Santa Missa no pátio da Estação de Captação de Água da Sanepar, no Rio Pirapó.
10h30 – Soltura de 10 mil peixes e plantio de mil mudas de espécies nativas e frutíferas em fundo de vale do Rio Pirapó.
Outras Notícias
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Maringá – Arquivo
Jornal O Maringá