Curso em Cuiabá (MT) reúne gestores de unidades especializadas da corporação das 27 unidades Federativas para treinamento de estratégias de atuação, inteligência operacional e medidas cautelares
Gestores das unidades especializadas de enfrentamento das organizações criminosas das Polícias Civis iniciaram, nesta segunda-feira (19), curso de planejamento de operações de repressão qualificada. As aulas seguem até sexta-feira (23), em Cuiabá (MT). Os 27 participantes vão aprimorar seus conhecimentos e técnicas para melhorar a eficácia e a eficiência das ações policiais contra o crime organizado. Os profissionais integram a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim).
Na grade curricular, estão temas como estratégias de atuação, inteligência operacional, medidas cautelares, cadeias de custódia e análise de risco, além de estudo de casos. A capacitação abrange desde o planejamento das operações integradas até a análise de riscos das ações policiais e de inteligência.
O curso é coordenado pela Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi) e da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Púbica (MJSP). A Polícia Civil de Mato Grosso participou com a organização do curso.
O diretor da Diopi e secretário da Senasp substituto, Rodney da Silva, destaca que a formação dos gestores é fundamental para o sucesso das operações de segurança pública, pois garante a proteção da sociedade e o combate efetivo às organizações criminosas. “O curso também contribui para o fortalecimento das instituições de segurança e para a integração das unidades de repressão à criminalidade organizada das Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal”, completa.
Fonte: Agência Gov