No Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado nesta terça-feira, dia 22 de julho, o 4º Batalhão da Polícia Militar do Paraná participou da 3ª Caminhada do Meio-Dia: Paraná Unido no Combate ao Feminicídio.
Trata-se de mobilização de alcance estadual que foi realizada em frente à Prefeitura de Maringá, com concentração a partir das 11h e início da caminhada às 12h no entorno da Catedral de Maringá.
A ação é organizada pela Secretaria da Mulher de Maringá e integra uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, com o objetivo de reunir diferentes setores da sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher, em especial ao feminicídio.
“A Polícia Militar do Paraná, por meio do 4º BPM, presta apoio institucional ao ato e reforça seu compromisso com a segurança da população, a proteção da vida e a promoção da igualdade. A presença da PMPR no evento é mais uma demonstração do seu envolvimento em ações de conscientização e combate a todas as formas de violência de gênero”, diz o 4º BPM, em comunicado à imprensa.
A Caminhada do Meio-Dia ocorreu simultaneamente em 181 cidades paranaenses, com apoio das forças de segurança, instituições públicas, organizações civis e demais segmentos da sociedade. Esta é a terceira edição da caminhada, organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Casa Civil, a Defensoria Pública e outros órgãos. Segundo a secretária Leandre Dal Ponte, da Semipi, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência do enfrentamento à violência de gênero e valorizar as políticas públicas em defesa da vida das mulheres.
“É importante registrar que a violência não é um problema privado, mas uma ferida social. A Caminhada do Meio-Dia, que nasce da dor mas caminha na esperança por um mundo melhor, é um ato público de mobilização, conscientização e, principalmente, uma manifestação clara de que a violência contra a mulher não é mais aceita em nosso Estado”, afirmou.
Leandre ressaltou a participação em massa da sociedade paranaense na mobilização em prol das mulheres. “Precisamos de homens e mulheres de todas as idades, etnias e credos que se levantem junto conosco e possam levar essa mensagem para que aquelas mulheres que sofrem violência entendam que não estão sozinhas e se encorajem a fazer a denúncia”, ressaltou.

Dia Estadual
O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2019. A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018, em Guarapuava.
Como Denunciar
Qualquer pessoa que presencie situações de violência doméstica pode fazer a denúncia. Em casos de emergência ou quando o ato está em andamento, deve-se ligar para a Polícia Militar, no número 190. Também é possível fazer a denúncia pelo Disque 181 ou no site www.181.pr.gov.br e ainda no Disque 180, do governo federal, que também está disponível via whatsapp, no número (61) 99610-0180.