Aumentam os casos de mortes violentas em Maringá e região

Dados divulgados nesta última semana pelo governo mostram que em Maringá e cidades da região os casos tiveram um aumento de 10%

homicidio maringa

IML recolhe mais um corpo na guerra de grupos que tentam controlar o tráfico de drogas em Sarandi

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O ano de 2021 está mais violento em Maringá e região com relação a mortes violentas. Levantamento divulgado na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná mostra que foram registrados em toda a região da 17ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) que corresponde a Maringá e mais 24 municípios 81 ocorrências entre janeiro e setembro deste ano.

No mesmo período do ano passado, foram 74 casos, o que corresponde a um aumento de 10%. Os dados são referentes a homicídios, lesão corporal com resultado morte, latrocínio (roubo seguido de morte) e feminicídio. Como são as duas maiores cidades da região, Maringá e Sarandi concentram a maioria dos casos.

Em 2021, em Maringá, a polícia registrou 23 homicídios, três feminicídios e um latrocínio. Em Sarandi, foram 25 homicídios e um feminicídio. Dentre as demais cidades da região, as que tiveram maior registro de ocorrências dessa natureza foram: Marialva, com nove homicídios; Mandaguari oito homicídios e um feminicídio e Paiçandu com cinco homicídios, um latrocínio e um feminicídio, de acordo com dados do governo.

Apesar do aumento, em toda a região, de acordo com a Polícia Civil – responsável pela investigação dos casos, o índice de elucidação dos crimes está acima dos 85%. Tanto em Maringá quanto em Sarandi, quase todos os casos de mortes violentes estão com autores presos ou ao menos identificado e indiciado pela polícia.

Paraná
Apesar do aumento constatado na região de Maringá, no Paraná houve queda nos registros de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. O levantamento aponta que o número de casos de mortes violentas janeiro a setembro caiu de 1.651 no ano passado para 1.466 no mesmo período deste ano – 187 mortes a menos.

“A redução se deve ao trabalho das forças de segurança, por meio de uma estratégica específica, com ação direta e de inteligência policial contra o tráfico de drogas, principalmente, pois combatendo este crime, combate-se também o homicídio”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares,

Os quatro crimes analisados apresentaram redução no Estado no comparativo dos períodos de 2020 e 2021. No caso de homicídios dolosos, queda foi de 11,59% (de 1.511 para 1.354). Houve redução de 29,03% nos casos de lesão corporal seguida de morte (de 40 para 31), de 10,09% em feminicídio (de 55 para 49) e de 28,88% em roubo seguido de morte (latrocínio), de 45 para 32.

O Paraná possui 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Paraná (AISPs) – divisão geográfica do setor, que congrega todos os municípios. Em 11 houve aumento no número de cidades sem homicídios.

 

Rapaz que foi espancado na zona norte morre no hospital

Morreu na última quarta-feira, 24, no Hospital Universitário de Maringá, um rapaz de 23 anos, vítima de espancamento. William Roberto Cupertino Albreste, foi agredido com pauladas na cabeça. O fato ocorreu durante o final de semana, defronte a residência da vítima. O imóvel fica localizado, no Conjunto Habitacional Hermans Moraes de Barros, zona norte.

De acordo com a mãe do rapaz, William teria discutido com a irmã. Um grupo de pessoas que estavam em uma residência vizinha, começaram a bater boca com o jovem. Durante a confusão, ele foi violentamente agredido. Ele foi socorrido e encaminhado até o hospital com traumatismo craniano. Na tarde de hoje, familiares foram informados da morte.

Até o momento ninguém foi preso. O crime já está sob investigação da Delegacia de Homicídios. Nas próximas horas, testemunhas, familiares e conhecidos da vítima, serão ouvidos pela polícia.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile