Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) revelam que no primeiro semestre deste ano, a quantidade de mortes em Maringá dobrou na comparação com o mesmo período do ano passado. Já foram 30 mortes em 2022, sem contar os óbitos no Contorno Norte e avenida Colombo – vias monitoradas pela Polícia Rodoviária Federal – enquanto que em 2021, no mesmo período, foram 14 óbitos.
Dentre as vítimas deste ano, 21 eram motociclistas, seis pedestres, duas em carros e uma em bicicleta. Ainda segundo a Semob, foram 24 homens e seis mulheres. Outro dado que chamou a atenção, foi com relação a idade. Do total de óbitos, 10 tinham entre 20 e 29 anos e cinco com idades de 30 a 39 anos. Outras cinco vítimas que morreram tinham de 50 a 59 anos.
Diante desses e outros números, a prefeitura de Maringá está na fase final da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Nesta semana, a prefeitura fará um evento inédito para apresentar o projeto pronto. Será a primeira Conferência Municipal de Mobilidade, marcada para 9 de julho, às 19h, no auditório Hélio Moreira.
A Semob informa que, após a apresentação do PlanMob, a Conferência apresentará o projeto de lei que será encaminhado para a votação na Câmara Municipal e, em seguida, haverá um debate em grupos sobre o plano e sugestões para a lei.
O PlanMob começou a ser elaborado em 2020 pela empresa Cidade Viva, de Belo Horizonte (MG), vencedora da licitação. Toda a elaboração teve participação popular, com audiências feitas em locais e horários diferentes e transmitidas pela internet. Além disso, as atividades técnicas tiveram participação de diferentes segmentos da sociedade.
O PlanMob atende às recomendações da Constituição e da Lei Federal 12.587/2012 da Política Nacional de Mobilidade Urbana. O objetivo é melhorar a vida da população com readequação da paisagem urbana, reduzindo o tráfego de automóveis, desenvolvendo o transporte público, estimulando a locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas. Juntas, as iniciativas devem reduzir os acidentes e a poluição, entre outras melhorias para Maringá.