Com uso de helicóptero, 2ª edição da Operação Cidade Segura mobiliza mais de 200 policiais

Trata-se de operação integrada, envolvendo as estruturas do 4º BPM e 32º BPM (Crédito: Cristiano Martinez)

A 2ª edição da Operação Cidade Segura entrou em ação oficialmente na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, com grande aparato policial na rotatória do rodoanel, na divisão entre Maringá e Sarandi. Além das viaturas e do efetivo, chamou atenção a presença de um helicóptero que, logo em seguida, alçou voo e circulou no local até seguir o seu destino.

Em conversa com a imprensa, o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel José Renato Mildemberger Júnior, explica que a Rone (de Curitiba), o Batalhão de Choque e o Batalhão de Operações Aéreas vieram a pedido para dar apoio à ação coordenada. “Para reforçar o policiamento do 4º Batalhão e do 32º Batalhão durante essa semana visando diminuir os índices que temos aqui”.

Inclusive, trata-se de operação integrada, envolvendo mais de 200 policiais, com estrutura do 4º BPM e 32º BPM. “União de esforços de todas as forças de segurança, estadual e municipal, para reduzir os índices de criminalidade e trazer uma sensação maior para a população de Maringá e Sarandi. Temos aqui, a integração da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana na realização de bloqueios, fiscalizações, blitze, arrastões durante todos os dias da Operação”, diz o comandante.

Tenente-coronel José Renato Mildemberger Júnior (Crédito: Cristiano Martinez)

A ideia da Cidade Segura, uma realização da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, é o trabalho mais ostensivo e repressivo possível, aumentando a sensação de segurança para o cidadão de bem. Por isso, há grande movimentação de policiais nas ruas de Maringá e Sarandi, para que a população possa também fazer denúncias e utilizar o telefone 181.

Aliás, a escolha da divisa entre as duas cidades foi estrategicamente pensada e estudada, pois é um local de grande circulação de veículos e pessoas. Desse modo, facilita a visualização da ação policial.

Helicóptero utilizado na Operação (Crédito: Cristiano Martinez)

Locais de atuação
Em relação aos locais de atuação da Cidade Segura, Mildemberger explica que é fruto da gestão de desempenho operacional, tanto na unidade de Maringá quanto em Sarandi, quando se verificam os locais com maiores índices de ocorrência dos crimes, caso do tráfico de drogas, homicídios, furtos etc.

“A partir daí, fazemos o planejamento da Operação. Hoje [quarta-feira], vamos distribuir para todas as equipes, inclusive demais forças de segurança, esses alvos já elencados para que seja trabalhado em cima da redução do índice de criminalidade nesses pontos específicos”.

Presenças
Além do comandante do 4º BPM, o evento de lançamento contou com as presenças do capitão Herickson, que está respondendo pelo Comando do 32º BPM; delegado Luiz Alves, representando a 9ª SDP; major Thiago, comandante do BPMOA (Londrina); major Alves, comandante do BPRONE; tenente Cemin, comandante do BPCHOQUE; da subcomandante da Guarda Civil Municipal de Maringá, Maria Lima; do supervisor Lozano, representando a GCM de Sarandi, além das equipes Rotams de Sarandi e Maringá e Rocam do 4º BPM.

Abaixo, confira mais fotos do evento de lançamento (crédito: Cristiano Martinez):

Sair da versão mobile