A Operação Mulher Segura, realizou por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, 122 prisões durante 20 dias em dezenas de municípios e busca reforçar a proteção e garantir os direitos das mulheres em todas as regiões do Paraná.
Foram cumpridos 80 mandados em aberto, relacionados a crimes como violência doméstica, crimes sexuais, feminicídio e descumprimento de medidas protetivas, além de outras 42 prisões realizadas em flagrante.
O principal objetivo reprimir crimes contra mulheres, além de prevenir e oferecer suporte às vítimas, garantindo que recebam o auxílio necessário para superar essas situações de violência.
A Operação Mulher Segura atua em conjunto com o Comitê Interestitucional de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres do Paraná. Instituído no fim de fevereiro, o comitê tem objetivo não só de combater a violência, mas também de qualificar o atendimento a mulheres em situação de violência.
As ações estão estruturadas em quatro frentes de atuação: palestras, reforço do cumprimento de mandados judiciais em aberto contra os agressores, visitas às vítimas e aos agressores para acompanhamento das ocorrências, além de monitoramento de quem já é acusado ou condenado por violência contra a mulher.
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira afirma que as operações irão continuar ainda mais intensas. “A Operação Mulher Segura continua em andamento e as forças de segurança permanecem dedicadas a garantir que todas possam viver livres de violência e com dignidade”.