Furtos e roubos aumentam em Maringá e região neste ano

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná e apontam para uma alta nas ocorrências.  

images 1

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

A quantidade de furtos e roubos na região de Maringá, aumentou no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2021. É o que mostra o balanço divulgado pela Secretaria do Estado da Segurança Pública (Sesp) divulgado na semana passada.

Com relação aos casos de furtos consumados, a alta foi de 17,37%. Nos primeiros três meses deste ano, foram registradas 3.210 ocorrências. No ano passado, as forças policiais registraram 2.735 casos.

Os casos de roubos em geral, também tiveram alta na região de Maringá. No ano passado, foram 270 ocorrências, já neste ano, de acordo com a Secretaria de Segurança, foram 411 casos, um aumento de 52,2%.

O balanço mostra também um aumento nos casos de furtos de veículos. A alta foi de 35%. Em 2021, foram levados 219 veículos, enquanto que neste ano, foram 293. Os roubos aumentaram 63%. Saltaram de 44 para 72.

Apesar da alta desse tipo de crime, o número de veículos recuperados pelas polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal também aumentou. A alta foi de 17%. Neste ano, foram 207 recuperados, enquanto que em 2021, foram 176.

Paraná

Apesar das altas em crimes contra o patrimônio, segundo a Sesp, houve queda nas mortes violentas na comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 555 entre janeiro e março de 2021 para 551 para o primeiro trimestre do ano.

A maior redução foi nos casos de latrocínios (roubos seguidos de morte), que caíram 53%. No primeiro trimestre do ano passado, foram registrados 17 latrocínios, contra oito no mesmo período deste ano.

Também houve redução de 40% no número de ocorrências de lesão corporal com resultado de morte. O número caiu de 15 ocorrências de lesão corporal entre janeiro e março de 2021, para nove nos primeiros três meses de 2022.

Nos casos de feminicídio, a redução foi de 9,52% em todo o Estado, com 21 ocorrências no primeiro trimestre de 2021, contra 19 no mesmo período de 2022. Houve, porém, um pequeno aumento no número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, com 523 casos no primeiro trimestre do ano passado e 534 neste ano.

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, os projetos elaborados para a área e o trabalho integrado das forças de segurança têm como objetivo intensificar a queda nos índices de criminalidade. “Trabalhamos com planejamento para a implementação de novas tecnologias e com o fortalecimento da integração entre as forças policiais para a redução da criminalidade em todo o Estado. Unindo forças, de maneira coordenada, conseguiremos melhorar cada vez mais os índices”, afirmou.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile